Gol bate liderança do Fusca em vendas no Brasil

Em 2011 carro completou um milhão de unidades exportadas

Por Automotive Business
  • 03/01/2012 - 08:58
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Redação AB, com informações da Volkswagen

    Enquanto a Fiat se vangloria de liderar as vendas de veículos no Brasil, a Volkswagen comemora mais um ano em que o Gol esteve à frente do ranking de emplacamentos e somou 5.828.000 unidades comercializadas no País, com a produção de mais de 6 milhões de unidades. Ao completar 25 consecutivos nessa posição de destaque, o Gol supera a conquista obtida pelo Fusca, segundo veículo da marca produzido em São Bernardo do Campo, SP, depois a Kombi, e líder de mercado por 24 anos seguidos.

    "O Gol faz parte da vida de milhares de brasileiros. Sempre foi guiado pela qualidade, pela inovação e pela proximidade com seus consumidores, o que proporcionou ao carro o título de preferido pelos brasileiros", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

    Em 2011 o Gol também chegou à marca de 1 milhão de unidades exportadas, reforçando a posição de veículo fabricado no País mais vendido no exterior. O veículo já foi comercializado em 66 países e os principais mercados externos do modelo, atualmente, são o México e a Argentina.

    J.D. Power

    Estudo da J.D. Power no Brasil apontou que o Novo Gol é o automóvel com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como subcompactos, obtendo 731 pontos em uma escala de até 1.000 pontos. Em 2º lugar, na mesma categoria, o modelo melhor avaliado foi o Gol G4, com 728 pontos. Com 790 pontos, o CrossFox foi o melhor colocado entre os compactos e o Voyage, com 762 pontos, ficou em terceiro lugar.

    Entre os aspectos considerados na pesquisa, concluída em maio de 2011, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.

    Trajetória

    A Volkswagen lembra que o Gol inaugurou, em 2003, o motor bicombustível no Brasil, com o TotalFlex. Foi também o primeiro automóvel a ter injeção eletrônica no País (GTI, em 1989) e a usar motor 1.0 de 16 válvulas. A primeira versão tinha motor 1.3 refrigerado a ar.

    Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão, ganhou a companhia do sedã Voyage, em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, versão station, e a picape Saveiro, chegaram em 1982.

    1994 - Geração II - o "Bolinha"
    Primeira grande transformação do Gol, ocorreu em 1994. O design arredondado originou o apelido de "Bolinha".

    1999 - Geração III
    Trouxe evolução na qualidade do acabamento e incorporou o motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.

    2005 - Gol G4
    Com linhas mais limpas e arredondadas, foi lançado em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas.

    2008 – Gol G5
    Introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente.