Grupo BMW anuncia plano de eletrificação de seus produtos até 2030

Objetivo é vender mais de 7 milhões de veículos elétricos ou híbridos em 10 anos

Por REDAÇÃO AB
  • 13/08/2020 - 16:15
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    O Grupo BMW anunciou na quarta-feira, 12, seu plano de sustentabilidade para os próximos 10 anos, com foco na expansão da mobilidade elétrica. O grupo pretende colocar mais de 7 milhões de veículos eletrificados nas ruas de todo o planeta até 2030 – dois terços deles 100% elétricos –, o que deve contribuir para reduzir as emissões produzidas por seus automóveis em cerca de 40% até lá.

    Atualmente, segundo o comunicado divulgado pela empresa, os modelos BMW e Mini com propulsão totalmente elétrica ou híbrida plug-in respondem por aproximadamente 13% das vendas na Europa. O grupo espera que esse número cresça para 25% já no próximo ano, passando para mais de 30% em 2025, até chegar a 50% em 2030.

    Para alcançar essa meta, a estratégia inclui muitos lançamentos, como a próxima geração do luxuoso Série 7, que terá uma versão totalmente elétrica, assim como os modelos de grande volume da Série 5 e X1 – que também contarão com configurações dotadas de motores convencionais a combustão e de sistemas híbridos plug-in (recarregáveis por tomada).

    O grupo BMW informou também que, apesar da pandemia, os veículos das marcas que integram o conglomerado somaram mais vendas no primeiro semestre deste ano em todo o mundo do que no mesmo período de 2019, embora não tenha divulgado os números. No Brasil, em 2020, BMW e Mini comercializaram mais de 400 unidades eletrificadas entre janeiro e julho, contra 300 modelos vendidos durante todo o ano passado.

    A empresa lembrou ainda da sua iniciativa de desenvolver um ciclo de material sustentável para células de bateria, no qual as principais matérias-primas (cobalto e lítio) são obtidas apenas de fornecedores comprometidos com padrões de sustentabilidade ecológica e social. Além disso, todas as unidades de produção do Grupo BMW ao redor do planeta serão abastecidas com eletricidade 100% “verde” já a partir deste ano, de acordo com o comunicado.