Grupo Caoa traz novo Subaru Forester

Motor 2.0 está 12 quilos mais leve e recebeu Start-Stop. Tração é 4x4 e transmissão automática CVT simula 7 marchas

Por REDAÇÃO AB
  • 17/06/2019 - 19:00
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
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    O Grupo Caoa começa a vender no Brasil o novo utilitário esportivo Subaru Forester, que chega à quinta geração. O SUV tem preço inicial de R$ 159.990 e vem apenas com motor 2.0 aspirado de 156 cavalos. A montadora deixa de oferecer a versão XT, com turbo e 240 cv.

    Segundo a Subaru, o 2.0 aspirado ficou 12 quilos mais leve e recebeu sistema start-stop, que ajuda a reduzir o consumo em até 6%. A tração permanece integral (4x4) e a transmissão automática do tipo CVT simula sete marchas.

    A grade dianteira recebeu controle automático de abertura e fechamento conforme a velocidade do carro ou a temperatura do líquido de arrefecimento, por exemplo. Quando fechada, ajuda a melhorar a aerodinâmica do veículo em alta velocidade.

    Outros destaques são os faróis direcionais para curvas e o Rear Cross Traffic Alert (RCTA, Alerta Traseiro de Tráfego Cruzado), com radares que detectam veículos de ambos os lados ao dar ré. O sistema alerta o motorista por meio de indicadores de LED na superfície do retrovisor externo e com avisos sonoros quando houver risco de colisão.

    Os mesmos radares percebem veículos que se aproximam por trás. O Blind Spot Detection (BSD, Detector de Ponto Cego) adverte o motorista por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo e com um aviso sonoro.

    Por R$ 169.990 o novo Forester traz também o Eyesight, pacote de tecnologias semiautônomas de segurança que utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais e coloridas com grande capacidade de reconhecimento de objetos.

    O Eyesight reúne diferentes recursos de segurança. O sistema de frenagem pré-colisão avisa o motorista sobre a iminência de impacto por sinais luminoso e sonoro e em seguida a aciona o sistema de frenagem, caso o condutor não reaja.

    O sistema inclui também o Controle Adaptativo de Velocidade, em que as câmeras funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios para garantir que o veículo mantenha uma distância segura de outro à frente, definida pelo motorista.

    O Eyesight realiza também o Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão, que evita incidentes em manobras de estacionamento. Por outro recurso, o Aviso de Mudança de Faixa, o Eyesight detecta oscilações na pista a partir de 60 km/h e adverte o motorista também com avisos sonoro e luminoso.

    Outra função do Eyesight é o Reverse Automatic Braking (RAB, Frenagem Automática Traseira), que além de detectar objetos atrás durante a marcha à ré também aciona o freio para evitar a colisão ou reduzir os danos.