HB20 é o 4º mais vendido na quinzena

HB20: elemento novo mexe com o mercado.

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 21/02/2013 - 20:40
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O Hyundai HB20 conseguiu novamente um desempenho comercial invejável no começo deste mês. As vendas do modelo somaram 6,4 mil unidades nos primeiros 11 dias úteis de fevereiro, o que coloca o modelo na posição de quarto carro mais vendido do País, fazendo a marca coreana subir para o quinto lugar no ranking nacional no mesmo período, segundo dados do registro nacional de veículos (Renavam) divulgados na quinta-feira, 21, pela Fenabrave, a associação dos concessionários.

    Durante a primeira quinzena de fevereiro as vendas do HB20 só ficaram atrás dos três campeões do mercado, Volkswagen Gol e os Fiat Palio e Uno. O hatch brasileiro da Hyundai conseguiu no período superar até o modelo que vem mostrando ser o seu principal rival, o Chevrolet Onix, que ficou em quinto lugar com 6 mil unidades emplacadas. Vale destacar que isso aconteceu mesmo com número de concessionárias cerca de quatro vezes menor, pouco mais de 100 da Hyundai contra quase 400 da Chevrolet.

    Graças ao desempenho surpreendente do HB20 no mercado brasileiro, no ranking de marcas, a Hyundai abocanhou participação de 6,54% nas vendas e subiu para a quinta posição entre as mais vendidas do País na primeira metade de fevereiro, tirando pela primeira vez o posto da Renault, que com market share de 4,5% caiu para o sexto lugar.

    A explicação para isso, provavelmente, está no fato de que a produção da Renault ficou parada durante dois meses para obras de expansão da fábrica de São José dos Pinhais (PR), que só retomou suas operações no dia 7 passado. Enquanto isso a Hyundai trabalhou a pleno vapor em Piracicaba (SP) para atender à lista de espera pelo HB20, que no início do ano passava de três meses.

    Considerando os números acumulados do ano, de 1º de janeiro a 20 de fevereiro, o Hyundai HB20 é o sexto mais vendido do mercado brasileiro, com 15.433 unidades emplacadas, atrás do Chevrolet Onix (16.779), Volkswagen Fox (18.074), Fiat Uno (25.043), Fiat Palio (26.376) e Volkswagen Gol (32.601).

    Somando as vendas acumuladas em 2013, no ranking das marcas a Hyundai é a sexta mais vendida, com participação de 5,4%, logo atrás da Renault, em quinto, com 5,4%.

    O topo da lista de marcas permanece inalterado tanto no acumulado do ano como na primeira quinzena de fevereiro. Considerando o total de vendas de janeiro a 20 de fevereiro, nas primeiras quatro colocações seguem pela ordem Fiat (23,6%), Volkswagen (20,3%), Chevrolet (17,8%) e Ford (8,6%).