Honda firma parceria para pesquisa em inteligência artificial

Com a SoftBank, montadora desenvolverá sistema que interage com motorista

Por REDAÇÃO AB
  • 22/07/2016 - 20:07
  • | Atualizado há 2 months
  • 52 segundos de leitura

    A Honda R&D (Research e Development) - subsidiária do grupo Honda responsável por pesquisa e desenvolvimento - e a SoftBank, empresa de telecomunicações, anunciam um acordo de cooperação para a criação de um sistema baseado em inteligência artificial (AI) a fim de permitir que o veículo se comunique com o seu condutor, lendo suas emoções durante as viagens, podendo inclusive sugerir possíveis rotas e outros tipos de assistência.

    As empresas pesquisarão formas de viabilizar o diálogo entre o veículo e o motorista a partir da fala do motorista e de informações obtidas por sensores e câmeras instaladas nos automóveis. Uma das possibilidades é que o sistema poderá recomendar visitas regulares à oficina com base nos dados captados sobre distâncias percorridas, perfil de condução e frenagem ou ainda alertar ao motorista que esqueceu as chaves no veículo.

    A pesquisa será conduzida a partir de setembro no novo laboratório da Honda R&D Innovation Lab em Akasaka, em Tóquio, no Japão (leia aqui).

    O projeto procura aplicar nos veículos o denominado motor de emoções, projetado por uma subsidiária da SoftBank, equivalente a um conjunto de tecnologias de inteligência artificial que tornará possível às máquinas gerarem suas próprias emoções. Além disso, à medida que o sistema vai conhecendo os hábitos do seu motorista, ele permite que os produtos disponíveis se desenvolvam, elevando o grau da relação entre o homem e a máquina.