Honeywell estreia tecnologia no Brasil em picapes médias

Turbos Garret VNT Step 3 equiparão novas Chevrolet S10 e Ford Ranger

Por Automotive Business
  • 15/02/2012 - 19:33
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Redação AB

    Duas novas versões de picapes com lançamento marcado para este ano, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger, serão equipadas com o novo sistema de turboalimentação de geometria variável VNT Step 3 da marca Garret, desenvolvida pela Honeywell. A nova tecnologia estreia no Brasil em sua terceira geração. Uma das picapes em questão, a Chevrolet S10, foi lançada nesta quarta-feira, 15 (leia aqui). Um terceiro modelo, a Volkswagen Amarok versão turbodiesel de 122 cv já utiliza o turbo Garret com a nova tecnologia.

    Segundo o diretor-geral da Honeywell, José Rubens Vicari, esses lançamentos ampliarão a liderança da empresa na região do Mercosul para o segmento de picapes médias com motores a diesel.

    A tecnologia de geometria variável apresenta desempenho mais eficiente nos motores em baixos regimes de rotação, o que facilita o deslocamento e, por consequência, a dirigibilidade do veículo e o desempenho em subidas. O sistema consiste em uma série de palhetas móveis no estágio de turbina, que permitem a sobrealimentação mais eficiente por abrir e fechar de acordo com o regime de rotação do motor. A tecnologia também contribui para a economia de combustível e redução de gases poluentes, informou a fabricante.