Hyundai lança serviço de conectividade Bluelink para modelos HB20

Checar o estado do carro à distância é uma das funcionalidade do Bluelink

Por REDAÇÃO AB
  • 26/04/2021 - 15:17
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    A Hyundai Motor Brasil (HMB) lançou na segunda-feira, 26, o Bluelink, sistema de conectividade da marca que reúne uma série de tecnologias de segurança e de serviços ao motorista. De acordo com a empresa, a ideia é “democratizar” a novidade, oferecendo-a nos modelos da linha 2022 do compacto HB20. Vale lembrar, porém, que o SUV Creta (o outro veículo produzido pela HMB no Brasil) está prestes a ganhar nova geração, e, por isso, não faria sentido equipar o modelo atual com o sistema.


    Bluelink também pode ser acionado pela central multimídia do veículo

    O Hyundai Bluelink é similar a outros serviços oferecidos pela concorrência e, basicamente, permite comandar diversas funções do veículo à distância, por meio do telefone celular. Destravar portas, abrir e fechar janelas, ligar e desligar ar-condicionado e o motor, por exemplo, estão entre as opções disponíveis. Mas também existem funções de segurança, como rastrear o veículo e bloquear o funcionamento do motor em caso de roubo.

    Outra comodidade oferecida que merece destaque é a função valet, por meio da qual o proprietário pode determinar a velocidade máxima, a distância a ser percorrida e o tempo máximo em que o motor permanece ligado com o carro parado. Cada vez que um desses parâmetros for ignorado, o dono do carro recebe um alerta. Essa mesma função também pode bloquear a central multimídia.

    SEGURANÇA, SERVIÇOS E PREÇOS



    No quesito segurança, Hyundai Bluelink conta com serviço de notificação automática de colisão, que avisa imediatamente a central de atendimento da montadora, caso os quatro airbags do veículo sejam acionados. A partir daí, o atendente da central vai enviar o serviço de socorro até o local em que o carro se encontra, graças ao sistema de monitoramento. Outra opção de segurança é o serviço de assistência 24 horas acionado por meio do botão “SOS” junto ao retrovisor interno do veículo, ou por meio da central multimídia.

    O serviço Bluelink – que tem cobertura em todo o País, segundo a Hyundai – já pode ser adquirido com os modelos da linha 2022 da gama HB20, sendo item de série nas versões Sport, Diamond (hatch e sedã, com motores 1.0 e 1.6) e HB20X, e como opcional (pelo preço sugerido de R$ 1.400) nas configurações Evolution 1.0 manual (hatch e sedã) e Evolution automática do HB20X. Detalhe: além do equipamento, é preciso pagar uma assinatura mensal (R$ 29,90) para ter acesso a todos os serviços do Bluelink. Se o proprietário não quiser assinar, a central multimídia pode ser usada normalmente para espelhar o celular e ouvir rádio.

    Falando nisso, outra novidade é a conexão sem fio do celular com a central multimídia, tanto para aparelhos Android quanto iOS (Apple). Já as opções de wi-fi e de atualizações dos programas à distância (Over The Air) não estão disponíveis no Bluelink. Um detalhe que merece ser lembrado é que esse sistema não será compatível com a futura tecnologia 5G, quando ela estiver disponível. Por fim, a Hyundai também informou que a versão Diamond Plus deixa de ser oferecida na linha 2022, com isso, o modelo Diamond passa a ser o topo de linha das configurações HB20 e HB20S.