Hyundai mostra as primeiras imagens do novo Creta

Vídeo revela equipamentos como o painel digital, recursos de conectividade e detalhes de design do SUV que será lançado no fim do ano

Por REDAÇÃO AB
  • 22/07/2021 - 12:02
  • | Atualizado há 1 week, 2 days
  • 2 minutos de leitura

    A Hyundai começou a revelar o seu maior lançamento do ano: a montadora divulgou nesta quinta-feira, 22, as primeiras imagens da nova geração do Creta, que está programada para chegar ao mercado brasileiro no final deste ano.

    Seguindo uma estratégia que está se tornando comum entre as montadoras, a Hyundai liberou fotos que não mostram o carro por inteiro, apenas detalhes internos ou as linhas gerais escondidas por um ambiente pouco iluminado, assim como fez a GM no dia anterior, ao confirmar que terá quatro lançamentos até o final deste ano.


    O novo Creta já foi apresentado no exterior no fim do ano passado com um design polêmico, graças aos seus faróis pouco convencionais, como dá para ver nas imagens divulgadas pela Hyundai do Brasil. As fotos também revelam que o modelo terá a mesma central multimídia BlueNAV de 10,25 polegadas (conexão para Apple CarPlay e Android Auto) do modelo vendido na Rússia e China, além dos faróis full led, freio de estacionamento elétrico, borboletas para troca de marchas no volante multifuncional e uma tela de 7 polegadas no quadro de instrumentos, que ficará entre o conta-giros e o marcador de combustível analógicos.


    Um olhar mais atento revela também alguns equipamentos que ainda são raros entre os veículos produzidos no Brasil – o Creta será fabricado na planta de Piracicaba (SP). A foto do painel comprova que o SUV terá câmera instalada no retrovisor direito, que vai projetar o vídeo na frente do motorista, como recurso de assistência contra pontos cegos. Outra imagem mostra que haverá opção de banco do motorista ventilado. Já os botões no volante denunciam a presença de um piloto automático adaptativo e, portanto, de um sistema de frenagem automático.

    A montadora também compartilhou nas suas redes sociais um vídeo de 1 minuto (assista ao final da reportagem) que mostra, além das imagens detalhadas acima, seu sistema de conectividade veicular Hyundai Bluelink, indicando que o Creta 2022 poderá ser comandado à distância por um aplicativo no celular.


    Novo Creta vendido no exterior é basicamente igual à versão brasileira

    A nova geração do Creta será maior que a atual. A versão vendida lá fora tem 4,30 metros de comprimento (cresceu 3 cm) e 2,61 metros de entre-eixos (2 cm maior). No Brasil, o SUV ganhará o mesmo motor 1.0 turbo de 3 cilindros que equipa o HB20, com 120 cv e 17,5 mkgf, mais moderno que o atual 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 mkgf. Fontes do mercado dizem que a motorização 2.0 aspirada de 166 cv e 20,5 mkgf deve permanecer em linha nas versões mais sofisticadas.

    De acordo com reportagem do site Mobiauto, a geração antiga continuará a ser vendida no Brasil, como se fosse uma versão de entrada, dividindo o mesmo espaço nas concessionárias com o futuro SUV.