Indústria monta operação de guerra para voltar ao trabalho

Funcionária da produção na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) utiliza máscara durante o expediente de trabalho, uso recomendado pela empresa

Por SUELI REIS, AB
  • 08/05/2020 - 19:55
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Com 55 das 65 fábricas de veículos ainda paralisadas desde o fim de março, a indústria automotiva se prepara para voltar ao trabalho e para isso, a Anfavea, associação das fabricantes, cria um protocolo de retorno, um tipo de cartilha que contém diversas orientações e recomendações de prevenção à Covid-19 e que podem ser adotadas pelas empresas ao planejar a reabertura de suas linhas de montagem.


    O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, acentua que o protocolo foi feito a muitas mãos, reunindo diversos departamentos das associadas e usando as melhores práticas e experiências observadas em fábricas do exterior que já retomaram a produção.

    “Não somos especialistas em saúde sanitária, por isso seguimos 100% das recomendações das autoridades de saúde para criar este protocolo mínimo de retorno às fábricas e já estamos praticando, com cada um trazendo a melhor experiência das matrizes”, disse Moraes.

    Ele conta de vários CEOs das empresas no Brasil estão fazendo pessoalmente as checagens das ações de prevenção que serão ou estão sendo adotadas pelas companhias em suas linhas de montagem. Também há treinamento para executivos e trabalhadores da produção.

    O presidente da entidade reforça que toda a indústria está sendo bastante cuidadosa na questão de segurança e prevenção à Covid-19. Aponta que por causa desse novo momento, o comportamento das pessoas mudou e exemplifica citando que muitas empresas adotaram o home office (trabalho remoto, de casa), uma opção que era pontual em alguns casos e que agora se tornou uma regra.

    “Muito está sendo feito para quando tivermos o retorno da economia. Estamos vivenciando de fato um novo modelo de produção, aprendendo a lidar com isso na base do profissionalismo, da ciência e no cuidado com a saúde. É um trabalho de primeiro nível com a qualidade da nossa indústria para assegurar a saúde de todos os nossos trabalhadores e de suas famílias”, defendeu.

    Veja abaixo algumas das iniciativas propostas pela Anfavea no protocolo de retorno às fábricas. Veja aqui o manual completo para a indústria e aqui o manual para as concessionárias desenvolvido pela Fenabrave.







    - Faça aqui o download dos dados da Anfavea
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência