IQA começa a certificar os antigos desmanches de veículos

Entidade desenvolve a primeira certificação para reciclagem automotiva

Por REDAÇÃO AB
  • 03/05/2016 - 17:01
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) começou certificar os centros de reciclagem automotiva, a primeira do tipo desenvolvida para o segmento no Brasil para atender os antigos desmanches. A certificação é baseada na lei federal 12.977/2014, que normatiza a desmontagem de veículos e passou a regular essa atividade no País.

    Segundo a entidade, as empresas que quiserem ser certificadas para a atividade de desmontagem devem atender as legislações e cumprir os processos de qualidade para a melhoria da eficiência operacional. “O novo serviço visa a melhoria do atendimento ao consumidor, agora mais exigente, com a regulamentação deste novo tipo de negócio”, afirma Sérgio Fabiano, gerente da área de serviços automotivos do IQA.

    Com a adoção da certificação, que verifica somente o processo de gestão do negócio, o empresário do segmento passa a ter mais controles, com acompanhamento mais criterioso que vai desde o recebimento dos veículos até a venda das peças desmontadas, para assegurar aos clientes produtos com garantia de procedência e qualidade.

    A JR Diesel e a Renova Eco Peças participaram do projeto piloto do IQA para o desenvolvimento da nova certificação. “As duas empresas auxiliaram o Instituto a ajustar os processos conforme as necessidades desse novo mercado em expansão. Foram mais de 12 meses entre pesquisa, desenvolvimento e validação”, conta Fabiano.

    Durante o processo de certificação, são checados procedimentos, ferramentais e estruturas para as diversas atividades do centro de reciclagem, a começar pelo recebimento dos veículos, etapa em que se verificam os registros e controles de entrada junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), documentação que garante a legalidade das peças. São checadas também as atividades de descontaminação, desmontagem dos veículos, embalagem dos produtos, sistema de registro de estoque e o processo de venda das peças.

    Outro requisito para a certificação é atender todas as exigências de preservação ambiental, com o descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos, realizado por meio de empresas especializadas e credenciadas pelos órgãos ambientais, e com o uso dos equipamentos necessários na área de lavagem para evitar a contaminação do esgoto com resíduos de óleo.

    Mais informações sobre a Certificação para Centros de Reciclagem podem ser obtidas no IQA, telefone (11) 5091-4545 ou e-mail [email protected]