Iveco anuncia versão do Daily Elevittá com 15 lugares

Modelo para pessoas com mobilidade reduzida é baseado no minibus 45S17

Por REDAÇÃO AB
  • 21/10/2016 - 12:41
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    A Iveco Bus lança a segunda versão do Daily Elevittá, agora com capacidade para 15 passageiros, além do motorista. O veículo, baseado no minibus 45S17, é preparado para facilitar o embarque de pessoas com mobilidade reduzida a partir de uma poltrona móvel que é fixada a um braço mecânico retrátil: ela se projeta para o lado de fora do veículo permitindo que as pessoas que se acomodem. Ao afivelar o cinto, ainda do lado de fora, o braço iça o banco e a pessoa é elevada para dentro da van.

    Apresentado em setembro, o Daily Elevittá chegou primeiro na versão com 18 lugares, baseada na versão do miniônibus 50C17 (leia aqui).

    “Inclusão e acessibilidade são as palavras-chaves desse projeto. Para isso desenvolvemos, em parceria com a Elevadores Elevittá, um dispositivo de poltrona móvel que a posiciona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento”, ressalta o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa.

    O modelo já está em linha com as leis de acessibilidade que estabelecem que, nos próximos anos, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida, sejam eles cadeirantes, obesos, idosos e outros.

    O Daily Elevittá é equipado com o motor FPT F1C 3.0 16V com quatro cilindros, turbo de duplo estágio e com injeção eletrônica do tipo common rail que entrega 170 cv de potência com sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja superior, quando comparado com veículos monobloco. Traz como itens de série ar-condicionado duplo, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem), CD player/MP3 com alto-falantes e airbag do motorista. O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.