Iveco testará Tector movido a gás natural veicular

Caminhão rodará por seis meses em rotas de coleta de lixo na capital gaúcha

Por REDAÇÃO AB
  • 20/09/2012 - 19:01
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 51 segundos de leitura
    A Iveco entregou um caminhão Tector movido a gás natural veicular (GNV) para a realização de testes em Porto Alegre (RS) pela Sulgás, companhia de gás do estado e pelo DMLU, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo. O teste faz parte de um projeto de desenvolvimento do mercado de gás natural para veículos pesados, promovido pela montadora em parceria com a Sulgás, DMLU e Revita Engenharia Ambiental. O programa envolve também a PUC-RS, que será a responsável pelo monitoramento das emissões de poluentes e pelo desempenho do caminhão nas rotas de coleta.

    Pelo programa, após seis meses de testes, será realizado estudo sobre os impactos da conversão de toda a frota de veículos de coleta de lixo na capital para caminhões GNV.

    O Iveco Tector entregue tem 16 toneladas de PBT e é equipado com motor FPT NEF 6, de seis cilindros, com capacidade para 126 metros cúbicos de gás e autonomia de até 350 quilômetros. O veículo está adaptado para ser abastecido com biometano.

    Este é o segundo veículo da gama Iveco preparado para aplicação de tecnologias para uso de combustíveis limpos ou renováveis. Em junho, a montadora entregou um Daily Furgão GNV 35S14G, modelo europeu, para testes em Minas Gerais com a Patrus Transportes, também com o objetivo de pesquisa de desempenho, consumo e resistência.