Jaguar Land Rover cria tecnologia que eleva interação entre carros e pessoas

Solução mostra para qual direção o veículo autônomo vai seguir

Por REDAÇÃO AB
  • 30/01/2019 - 20:13
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 42 segundos de leitura
    A Jaguar Land Rover desenvolveu tecnologia que aumenta a clareza sobre a presença de carros autônomos na rua para as pessoas que usam a mesma via, como motoristas e pedestres. A novidade é um sistema de iluminação instalado em veículos autoguiados que projeta na pista para qual direção o automóvel vai seguir e sinaliza quando ele vai estacionar.

    A solução é parte de uma pesquisa da companhia sobre como melhorar a confiança das pessoas nos carros autônomos. Segundo a montadora, o novo sistema poderá ser usado até mesmo para compartilhar informações com outros usuários da via, como antecipar um obstáculo detectado à frente. A ideia é melhorar a segurança para todos, não apenas para os ocupantes do automóvel.

    A solução foi testada em cápsulas de transporte desenvolvidas pela Aurrigo, empresa britânica focada na oferta de tecnologia de mobilidade. O desenvolvimento do sistema foi feito pela divisão de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover com o apoio de psicólogos especializados em cognição. Segundo a companhia, pesquisas mostram que 41% dos motoristas e pedestres dizem ter medo de dividir a estrada com veículos autônomos.