LAN mantém plano de expansão no Brasil

Empresa confia na aproximação com a TAM.

Por Agência Estado
  • 11/02/2011 - 06:29
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    Glauber Gonçalves, Agência Estado

    Mesmo confiante na aprovação da fusão com a TAM, a companhia aérea chilena LAN mantém seu plano de expandir suas operações no Brasil, afirmou hoje o diretor de vendas da empresa para o Rio de Janeiro, Norte e Nordeste, João Araújo. O executivo afirmou que a empresa segue avaliando novos destinos no País e destacou que há oportunidades fora do eixo Rio-São Paulo.

    No mês passado, o processo de fusão foi interrompido pelo tribunal antitruste do Chile. Para Araújo, no entanto, isso não deve atrapalhar a aproximação das duas empresas. "Foi uma consulta feita ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) chileno por um órgão semelhante ao Procon", disse, em analogia aos órgãos brasileiros. "É algo normal e não acredito que vá haver um impedimento", complementou.

    Sobre os novos destinos no Brasil, Araújo declarou que a ligação direta entre Foz do Iguaçu (PR) e Lima com quatro voos diários, lançada em janeiro, superou as expectativas da companhia. Da capital peruana, segundo hub da LAN ao lado de Santiago, a companhia distribui os passageiros brasileiros para outros destinos internacionais.

    No mês passado, a empresa também lançou uma ligação direta entre o Rio de Janeiro e Santiago. Antes, os passageiros que embarcavam na capital fluminense tinham de passar por São Paulo para chegar ao Chile.

    Na avaliação do executivo, caso aprovada, a fusão com a TAM abriria para a LAN a possibilidade de utilizar o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como um terceiro centro de distribuição de passageiros. De acordo com Araújo, o aeroporto brasileiro seria complementar aos outros dois hubs da LAN. As declarações foram dadas em um evento onde a empresa apresentou a agentes de viagem seu programa de cruzeiros, em parceria com a chilena Skorpios.