Latam ficará entre as 5 maiores aéreas do mundo

Iata aponta que empresa será a única não asiática no grupo.

Por Silvana Mautone, Agência Estado
  • 15/03/2011 - 16:31
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Silvana Mautone, Agência Estado

    O presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Giovanni Bisignani, considera a fusão da brasileira TAM com a chilena LAN importante para o setor, mas disse que nem sempre isso é bem compreendido. "A Latam estará entre as cinco maiores empresas aéreas do mundo em valor de mercado e será a única não asiática do grupo", afirmou.

    Segundo ele, a fusão das duas empresas mostra a habilidade da América Latina de inovar e liderar mudanças necessárias para o setor no mundo. "Juntas, a LAN e a TAM devem se tornar a terceira maior empresa aérea do setor, valendo cerca de US$ 12 bilhões", disse.

    Esta semana o Tribunal de Defensa de La Libre Competencia (TDLC), no Chile, irá julgar se será aberta ou não uma consulta pública sobre a fusão das duas empresas. O pedido de consulta pública foi feito ao tribunal no final de janeiro pela Corporación Nacional de Consumidores y Usuarios de Chile (Conadecus), uma entidade de defesa do consumidor. Em função desse pedido, o tribunal suspendeu dias depois o processo de fusão das duas companhias aéreas.

    No último dia 2, a união das duas empresas recebeu sinal verde no Brasil da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas o processo de fusão ainda precisa ser analisado por outros órgãos, como a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), ligada ao Ministério da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), além de seus equivalentes no Chile e nos Estados Unidos. Os acionistas das duas empresas também precisam aprovar a fusão.