Marchionne confirma produção de Jeep na China

Zi You Xia, rebelde em mandarim, é a versão especial do Jeep Renegade

Por REDAÇÃO AB
  • 22/04/2014 - 11:09
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Na abertura do Salão de Pequim, que teve início no dia 21 e ocorre até 29 de abril, o Fiat Group Automobiles S.p.A., o Chrysler Group International LLC e o Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. (GAC Group) anunciaram acordo para expandir a parceira já existente. Com isso, a joint venture GAC Fiat começará a produzir três modelos Jeep para o mercado chinês, expandindo o leque de utilitários esportivos Jeep disponíveis para os consumidores chineses. Atualmente, há apenas modelos importados.

    A produção tem início previsto até o fim de 2015 e um veículo desenhado especificamente para a China já é considerado. “Esse anúncio representa o capítulo seguinte na utilização apropriada e expansão em escala global da marca Jeep”, afirma o CEO da Fiat S.p.A. e chairman e CEO do Chrysler Group LLC, Sergio Marchionne.

    A Jeep levou quatro carros-conceito na mostra da capital chinesa. Segundo a fabricante, os modelos incluem elementos de design inspirados na história e cultura da China, assim como na moda e tendências que se observam em cidades como Xangai e Pequim.

    "O Salão de Pequim é o cenário perfeito para avaliar como os consumidores reagem a esses conceitos inspirados pela cultura chinesa e que talvez sejam vendidos no futuro”, diz disse Mike Manley, diretor de operações para região Ásia-Pacífico e presidente e CEO da Jeep. O Wrangler Dragon, por exemplo, foi mostrado no evento em 2012 como conceito e hoje é vendido na China, Austrália, Estados Unidos e Porto Rico.

    Depois da recente estreia mundial nos salões de Genebra e Nova York, o novo Renegade agora surge como um modelo especial em Pequim, o Zi You Xia (lê-se "dgi iussiá"), ou rebelde em mandarim. O conceito explora um aspecto mais sofisticado do Jeep Renegade. Inspirado nas cores do Centro Nacional de Artes Cênicas de Pequim, o veículo é cinza-chocolate com acabamentos de bronze anodizado na grade, molduras dos faróis de neblina, parte inferior do para-choque, logotipo e nas grandes rodas de 20 polegadas.

    Completam o quarteto de conceitos o Wrangler Sundancer e o novo Cherokee (que chega ao Brasil no segundo semestre) em duas visões diferentes, o mais fora de estrada Sageland e o Urbane.

    Jeep
    Em sentido horário, a partir do alto, à esquerda, a traseira do Renegade Zi You Xia, o Wrangler Sundancer e os Cherokee Sageland e Urbane.

    Em 2013, a Jeep teve mais de 731 mil unidades vendidas em todo o mundo, alta de 4% sobre o ano anterior. Só na China o crescimento foi de 29%. Em março a marca Jeep estabeleceu recorde mensal, com quase 85 mil veículos vendidos em todo o mundo. A China é o maior mercado para a Jeep fora dos Estados Unidos, com quase 60 mil unidades vendidas em 2013.