Marcopolo Rio passa a fazer ônibus articulados

Torino (foto) é o primeiro articulado feito pela Marcopolo Rio

Por REDAÇÃO AB
  • 13/10/2014 - 18:00
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 51 segundos de leitura
    A Marcopolo Rio, unidade da Marcopolo S.A. especializada modelos urbanos, iniciou a produção do novo Torino Articulado. O veículo pode transportar mais de 130 passageiros e será fornecido inicialmente para os sistemas Transoeste e Transcarioca, da capital fluminense. Este é o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca. Antes, os articulados e biarticulados eram feitos somente na unidade de Caxias do Sul. Agora, ambas podem produzir estes modelos.

    “Investimos mais de R$ 40 milhões na Marcopolo Rio nos últimos anos para atualizar e modificar a fábrica. Agora estamos prontos para atender a demanda dos sistemas BRT das cidades de diversos Estados”, afirma o diretor da divisão, Alberto Calcagnotto. O Torino articulado usa chassi Volvo B340 MA, mede 20,4 metros e foi desenvolvido para atender o padrão definido para a cidade do Rio de Janeiro.

    Segundo a fabricante, a largura interna foi ampliada e a iluminação para a área dos passageiros utiliza LEDs, mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes. A Marcopolo usou novas poltronas com encosto alto, cinco assentos preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, mais elevador automático e espaço para cadeirantes.

    Ainda de acordo com a Marcopolo, tanto o assoalho dividido em painéis removíveis como o tipo de desenho utilizado nos pés das poltronas permitem reparos no piso sem necessidade de retirada das cadeiras.