Mercedes-Benz apresenta o eActros, seu primeiro caminhão elétrico

Mercedes-Benz eActros deve chegar ao mercado europeu no último trimestre deste ano

Por REDAÇÃO AB
  • 30/06/2021 - 16:55
  • | Atualizado há 2 months
  • 2 minutos de leitura

    A Mercedes-Benz Trucks realizou na quarta-feira, 30, na Alemanha, a apresentação oficial do eActros, o seu primeiro caminhão totalmente elétrico movido a bateria para transporte pesado em serviços de distribuição. “Temos de reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas, mas, ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução”, afirmou Karin Radström, dirigente do conselho de administração da Daimler Truck e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.


    Cabine do eActros é similar à da versão convencional

    O principal destaque do novo caminhão é o conjunto motriz, formado por dois motores elétricos integrados e um câmbio de duas marchas, que segundo a empresa, proporcionam excelente comportamento dinâmico e conforto ao dirigir. Além disso, a motorização elétrica permite que o veículo seja usado em operações urbanas atendendo áreas de circulação restrita e em horários alternativos.

    Publicidade



    De acordo com a versão, o Mercedes-Benz eActros conta com três ou quatro baterias, com capacidade de 105 kWh cada uma, aproximadamente, o que permite ao modelo alcançar até 400 km de autonomia. A montadora também garante que o caminhão elétrico pode ser recarregado em pouco mais de uma hora – de 20% a 80% - utilizando uma estação de carga convencional (400A).


    Recarga do caminhão pode demorar pouco mais de uma hora, segundo a montadora

    A Mercedes-Benz apresentou o conceito do eActros no Salão de Hannover de 2016, e desde então, criou uma frota de dez protótipos que passou a ser utilizada em testes práticos com clientes na Alemanha e em outros países da Europa. A ideia com a “Frota de Inovação do eActros” era desenvolver o caminhão elétrico em parceria com os clientes, para que fosse possível lançar o veículo comercialmente neste ano.

    DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM CLIENTES



    “Tudo o que aprendemos com a ‘Frota de Inovação’ está agora sendo incorporado na produção em série; em comparação com os protótipos, vários recursos, como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, afirmou Andreas von Wallfeld, chefe de vendas e marketing da Mercedes-Benz Trucks.


    Novo Mercedes-Benz eActros em detalhe

    O novo caminhão também traz diversos sistemas de segurança ativa, como o MirrorCam (câmeras de alta definição que substituem os espelhos retrovisores), o Side Guard Assist (assistente de ponto cego) e o novo Active Brake Assist 5 (assistente ativo de frenagem), capaz de detectar pedestres e outros veículos, por exemplo.

    A fabricante afirmou ainda que a produção em série do seu primeiro caminha elétrico vai começar a partir de setembro (outono europeu) na maior fábrica da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein, na Alemanha, que passou por grandes mudanças – incluindo a construção de uma nova linha de montagem. O Mercedes-Benz eActros vai ser oferecido inicialmente nos seguintes mercados: Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.