Mercedes-Benz concede troféu Diamante à concessionária Minasmáquinas

Montadora reconheceu revendas em programas de atendimento ao cliente e de responsabilidade ambiental

Por REDAÇÃO AB
  • 17/03/2020 - 17:45
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    A Mercedes-Benz entregou à concessionária Minasmáquinas de Divinópolis (MG) o troféu Diamante de seu programa de certificação StarClass, concedido todos os anos a revendedores de veículos comerciais. O programa está em sua 14ª edição e avaliou o desempenho da rede no ano de 2019.

    O StarClass teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e para a linha Sprinter em 2012. A montadora avalia os concessionários a partir de padrões de qualidade estipulados pelo programa.

    O processo se apoia em três pontos: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe. No fim do ano é apurado o desempenho dos revendedores, quando a Mercedes indica os que mais se destacam nas classificações Ouro, Prata e Bronze. O melhor é reconhecido com o troféu Diamante.

    Para conquistar o Diamante, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de peças e serviços, além de ter inscrito projetos nos prêmios de “Responsabilidade Ambiental” e “Cliente Satisfeito”.

    Para apoiar sua rede, a montadora oferece consultorias sobre processos de vendas e de peças e serviços. Também realiza auditorias e atividades como o “Cliente Oculto”, que atua nas oficinas a fim de identificar pontos em que pode haver melhorias.

    “Para nós do Grupo Minasmáquinas, a certificação no StarClass é uma premissa que utilizamos como direcionador das nossas ações de melhoria contínua”, afirma o diretor financeiro Bruno Volpini.

    Além do Prêmio StarClass, a fabricante concedeu a dez revendedores o Prêmio de Responsabilidade Ambiental, que chegou à nona edição. Ao todo, 25 projetos sobre boas práticas de sustentabilidade foram inscritos pela rede de revendas, levando em conta processos, estruturas ou ações voltadas à comunidade. “Nossos concessionários demonstram cada vez mais comprometimento com a sustentabilidade”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, Roberto Leoncini.

    Veja abaixo os cases vencedores do 9º Prêmio de Responsabilidade Ambiental:


    Comveima (Vitória da Conquista, BA) – “Ambiental Vida”. Reutilização de madeira para confeccionar móveis e direcioná-los como doação para programas sociais da região.

    Peres Diesel (São João da Boa Vista, SP) – “Ecoteca - Educação e Sustentabilidade”. A iniciativa resultou na transformação completa de uma sala de aula em desuso numa sala de leitura totalmente sustentável.

    Minasmáquinas (filial de Contagem, MG) – “Star Saudável”. Reaproveitamento de resíduos orgânicos, transformados num composto rico em nutrientes, utilizado para adubar a horta orgânica que reabastece o próprio restaurante da empresa.

    Prodoeste (Formiga, MG) – “Somos Todos Colmeia”. O concessionário elaborou uma cartilha com informações didáticas para a conscientização das pessoas quanto à importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente. Além da distribuição de mel, também foram doadas caixas para os interessados em criar abelhas em casa.

    Irmãos Davoli (Mogi Mirim, SP) – “Prêmio Davoli Ambiental 2019”. Reutilização de camisas de uniformes para transformá-las em bolsas a fim de transportar refeições ou itens diversos.

    Cardiesel (Belo Horizonte, MG) – “Pallets que te quero "bens". Transformação de pallets em brindes para clientes e funcionários, móveis e itens de decoração para o Espaço Mulher e o Espaço Kids do concessionário.

    Savana (Curitiba, PR) – “Banho Consciente”. Os colaboradores criaram um aparelho para produção de água quente a partir da captação da energia solar.

    Blu Star (Indaial, SC) – “Energia Fotovoltaica”. Sistema de energia fotovoltaica no concessionário. As placas instaladas no telhado da revenda captam e armazenam calor a partir dos raios solares, transformando-os em energia.

    Ingá Veículos (Cambé, PR) – “Folhas Verdes”. O objetivo é reduzir a utilização de papel nas atividades diárias. Para tanto, a revenda investiu em um software para gestão e administração do dia a dia. Com isso, alcançou uma redução de consumo de 150 mil folhas de papel por ano.

    Rio Diesel (Nova Iguaçu, RJ) – “Pense Verde”. Arrecadação de dinheiro para compra de lápis-sementes, distribuídos em escolas da região. Ao fim da vida útil, esses lápis são plantados pelas crianças na horta da escola.