Mercedes-Benz moderniza cabine dos caminhões

Mercedes-Benz amplia opções em pacote de conforto para caminhões

Por SUELI REIS, AB
  • 24/03/2017 - 18:18
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    A Mercedes-Benz moderniza o interior da cabine dos caminhões Atego, Axor e Actros, a partir da ampliação do pacote Econfort, que inclui itens que priorizam conforto, economia de combustível e redução do custo de manutenção do veículo. Lançado em 2014, o pacote passa por sua terceira etapa de ampliação: a primeira, em 2015, com foco em consumo, e a segunda em 2016, em descontos na manutenção. Desta vez, as melhorias foram focadas no conforto ao motorista.

    “As mudanças foram baseadas nos pedidos dos clientes e principalmente dos próprios motoristas: estamos entregando exatamente o que eles nos pediram nos últimos dois anos”, afirma o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini.

    Entre as novidades, estão os novos assentos do motorista e acompanhante. Com design totalmente novo, o projeto do novo banco partiu do zero e foi pautado em melhorar a ergonomia. Oferecido nas versões estático e pneumático, standard e conforto, o assento do motorista traz até 12 opções de regulagem a depender da versão, além de cinto de segurança integrado também para o passageiro. Com dois tipos de acabamento, tecido ou vinil, com possibilidade de combinação entre eles, o assento traz encosto com desenho mais confortável para as costas, apoios laterais e espessura aumentada em um centímetro com relação à versão anterior.

    Entre as regulagens, estão ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste de altura do banco, ajuste de inclinação, amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste de profundidade, baixar/levantar encosto das costas e ajuste lombar, este último na versão conforto.

    A Mercedes-Benz também melhorou o sistema multimídia com alguns opcionais, mantendo o rádio AM/FM com toca CD, MP3 e WMA, entradas auxiliares mini-USB, auxiliar e Bluetooth, distribuídos em três diferentes pacotes: preparação (antena, cabo e alto-falantes), básico (itens anteriores mais tweeter e rádio/CD) e conforto (todos os anteriores mais volante com comandos integrados para o rádio, Bluetooth e navegação no painel de controle). Completa o pacote o tacógrafo digital, de série para todos os caminhões da marca.


    Novo volante multifuncional e assento com mais regulagens são destaque do novo pacote Econfort

    Adicionalmente, a linha rodoviária do modelo Axor passa a contar com a versão da caixa de transmissão automatizada, que tem sensor de inclinação da via, versão que já estava presente no Actros.

    “Chegamos à evolução do posto de trabalho do motorista. Além de um bom caminhão, ele precisa e merece um lugar com conforto e segurança e esta é uma maneira otimizada para entregar mais produtividade”, explica Leoncini.

    Para o executivo, embora este investimento em melhorias represente maior valor agregado ao veículo, a Mercedes-Benz mantém sua estratégia de incorporá-la ao aumento do preço de seus caminhões de 10% e que foram anunciados em 2016. “Já reposicionamos o preço, mas quem faz o preço é o mercado”, afirma, ao se referir ao impacto dos novos itens no valor final do caminhão. “Às vezes tentamos repassar [os custos], mas entendemos o momento do cliente [crise]. Estamos atualmente trabalhando com um volume de mercado de 2009, com preços de 2011 e tecnologias Euro 5 insistentemente agregando valor”, analisa.

    “Agora como marca líder do mercado temos mais responsabilidades e não vamos parar de investir em serviços e de ouvir as estradas. Esta é só a primeira parte da evolução do Econfort”, diz. Ele promete mais novidades para o ano, principalmente na Fenatran em outubro próximo, maior feira do setor de transportes no País, da qual a marca voltará a participar após ausência na última edição, em 2015 (leia aqui).