Mês do Orgulho LGBTI: as ações de 10 empresas automotivas para celebrar a data

Companhias realizam campanhas internas, treinamentos e debates para incluir e conscientizar colaboradores

Por REDAÇÃO AB
  • 25/06/2021 - 17:35
  • | Atualizado há 1 week, 2 days
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    Ainda que o setor automotivo tenha muito a melhorar quando se trata da inclusão de pessoas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, empresas do segmento realizam diversas ações para celebrar o Mês do Orgulho LGBTI+, comemorado em junho. Neste ano, as empresas apostaram em ações internas, de forma virtual, como rodas de conversa com colaboradores e lideranças, fortalecimento de grupos de afinidade e divulgação de materiais educativos e de vídeos com depoimentos de pessoas da comunidade LGBTI+.

    Algumas também hastearam a simbólica bandeira colorida ou iluminaram suas fábricas. A conscientização também foi feita pelas redes sociais, com a inclusão de logos coloridos e posts para firmar o posicionamento das companhias em prol da diversidade.

    Conheça a seguir as ações que 10 empresas do setor automotivo desenvolveram para celebrar a data e promover conscientização:

    BASF



    Durante todo o mês de junho, a Basf hasteia a bandeira LGBTI+ em suas fábricas na América do Sul, com o objetivo de reforçar a importância da diversidade e da inclusão. Nos últimos dias do mês, serão realizados debates entre os colaboradores, com o intuito de reforçar ainda mais o diálogo sobre o respeito à identidade de gênero e orientação sexual – pauta que também é trabalhada o ano todo pelo grupo de afinidade BYOU.

    A empresa é signatária dos princípios do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, com o qual se comprometeu publicamente a fortalecer e criar ações para a promoção dos direitos desse grupo, incluindo a promoção de ambiente respeitoso, seguro e saudável.

    Em 2020, a Basf realizou a primeira semana da Diversidade e Inclusão na América do Sul, com mais de 5 mil participantes em mais de 15 lives; lançou um vídeo institucional e uma cartilha sobre o tema e o Programa interno de Aliados e Aliadas LGBTI+, um espaço de acolhimento e segurança de diálogo.

    BOSCH



    Durante o mês de junho, a empresa preparou uma programação de rodas de conversa on-line e abertas aos colaboradores de toda a organização no país, com abordagem de diferentes temas e participação de colaboradores e convidados externos para discutirem conteúdos sobre identidade de gênero e orientação sexual.

    Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28/06), haverá uma live corporativa com enfoque na temática da campanha “Amar sem ter medo”. E até o final do mês, a Bosch de Campinas estará decorada com a bandeira colorida.

    Segundo a Bosch, a temática é reconhecida como foco estratégico mundial de trabalho e busca, principalmente, o respeito a orientação sexual e identidade de gênero dos colaboradores e a garantia de um espaço seguro para que eles possam ser eles mesmos na empresa.

    EATON



    A Eaton abriu Programa de Estágio 2022 com foco em pessoas LGBTQI+. Serão mais de 90 vagas para trabalhar em uma das seis unidades da empresa em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

    O estágio contempla o Programa Diversifica, que tem por objetivo recrutar estudantes com foco na diversidade e na inclusão. Em 2020 o processo seletivo foi voltado a jovens negros e no ano anterior a prioridade foram as Pessoas com Deficiência.

    Recentemente, a empresa lançou o Pride, seu novo grupo de diversidade e inclusão, com o objetivo de promover a educação e o engajamento para influenciar mudanças positivas dentro da empresa para a comunidade LGBTI+.

    MERCEDES-BENZ



    No Instagram e no Linkedin, a Mercedes-Benz no Brasil mudou o logo da estrela para uma versão colorida, como forma de se posicionar publicamente em apoio a comunidade LGBTQI+. A três fábricas da empresa no Brasil, em São Bernardo do Campo, Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), também ganham iluminação colorida ao longo de todo o mês.

    O grupo de afinidade BEnz Yourself lançou um vídeo de apresentação nas redes sociais para contar o seu propósito e engajar todos os colaboradores nas ações de diversidade da empresa. O nome do grupo é um jogo de palavras com o verbo "to be" (ser, em inglês) e o "mantra" do comitê de diversidade: “Seja você e tudo Benz”.

    A companhia também realizou uma palestra on-line com o tema “Homofobia Sutil – reconhecer para mudar’, ministrada por Caio Graneiro, psicólogo clínico e criador do programa de desenvolvimento “Gays Conscientes”, com adesão de 300 colaboradores, segundo a companhia.

    Para fechar o mês, acontece uma roda de conversa entre os funcionários-membro dos grupos de afinidade e executivos da companhia, que ouvirão os representantes de cada pilar de diversidade, incluindo a temática LGBTI+, contar sobre suas percepções e experiências sobre o tema dentro da empresa.

    RENAULT



    O grupo de afinidade [email protected], voltado à agenda de diversidade de orientação sexual, está completando um ano. Para marcar esse aniversário e celebrar o mês do Orgulho LGBTI+, a montadora vai iluminar sua fábrica com as cores do Proud na semana do dia 28/06, além de promover uma live sobre o tema e divulgar materiais de comunicação interna para os colaboradores.

    SCANIA



    A Scania está desenvolvendo uma campanha para saber dos colaboradores quais são os seus pronomes pessoais. Quem quiser participar pode identificar na assinatura de e-mail o seu pronome pessoal: masculino, feminino ou neutro.

    Segundo a empresa, essa sinalização é importante independentemente de a pessoa ser cis (pessoa que se identifica com o gênero da qual foi designado ao nascer) ou trans (quando não há identificação com o gênero biológico). A campanha ajuda na comunicação com respeito, levando em conta a autodeclaração de cada um e considerando que pessoas não binárias muitas vezes usam pronomes neutros.

    O grupo de afinidade LGBTI+ da empresa também realiza uma live para o público interno, com Pri Bertucci, CEO da Diversity Box, para contar um pouco sobre sua vida e a transexualidade, assim como explicar questões que envolvem as pessoas LGBTI+.

    Outra ação que se inicia em junho é o complemento da Trilha de LGBTQI+. Dentro da Universidade Scania foi desenvolvido um material que explica o movimento, o significado da sigla, sua história e demais materiais de apoio para quem quiser se aprofundar no tema.

    STELLANTIS



    Como uma iniciativa do comitê de diversidade e inclusão da Stellantis, a empresa promove a II Semana do Orgulho LGBTQI+, a partir de 28 de junho. Durante o período serão realizadas diversas ações internas, como uma mesa para falar sobre os direitos desse grupo de pessoas.

    Os colaboradores poderão participar de uma visita virtual guiada à exposição Aqueles (In)visíveis, do artista plástico mineiro Rodrigo Mogiz. Também será divulgado internamente conteúdo informativo sobre identidade de gênero e orientação sexual.

    Segundo a companhia, a diversidade é um valor real e prático do negócio, que deve estar presente no relacionamento com as equipes e nas tomadas de decisão das lideranças. A empresa aponta defender que todos tenham liberdade de ser quem são, com o acolhimento e o respeito por todas as pessoas.

    TE CONNECTIVITY



    Na última semana do Mês do Orgulho LGBTI+, a empresa vai transmitir três depoimentos de uma pessoa transexual (que não trabalha na companhia), de um funcionário homossexual e de uma colaboradora que tem filha transexual; com o objetivo de explicar e dar visibilidade ao tema e às diferentes jornadas pessoais.

    Para mostrar o compromisso da alta liderança, um dos diretores vai divulgar uma carta aberta sobre a importância do tema LGBTI+ e lembrando os valores da empresa, com base na inclusão e no respeito.

    Além disso, a TE reforça que, durante todo ano, promove uma série de atividades de diversidade e inclusão, com treinamentos internos e mentorias, trabalhando temas como vieses inconscientes e escuta ativa.

    TOYOTA



    Neste ano, a Toyota do Brasil criou cinco grupos de afinidades para avançar com ações de diversidade e inclusão, incluindo um específico para a temática LGBTI+. A empresa aponta que, ao todo, são quase 90 participantes, que se reúnem regularmente desenvolver práticas e refletir sobre pontos de melhoria a serem apresentados e endereçados junto à liderança da empresa.

    No Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a empresa lança uma série especial de depoimentos de colaboradores, visando dar voz aos membros dessa comunidade, e também divulga cartilha educativa sobre o tema.

    Desde 2020, há recrutamento baseado em quesitos de diversidade. Para a liderança, há cursos sobre diversidade e inclusão pela plataforma interna Academia Toyota, além de sessões de troca de experiências com outras empresas e workshop com a consultoria Papo de Homem.

    VWCO



    Ao longo do mês de junho, a Volkswagen Caminhões e Ônibus organiza uma série de eventos internos para promover o debate sobre a importância do respeito da orientação sexual de cada pessoa e também sobre sua identidade de gênero. Por meio do grupo de afinidade LGBTI+, a empresa convidou formadores de opinião dessa comunidade, tanto do universo acadêmico quanto do ambiente corporativo e de consultoria.

    Além disso, a empresa divulga comunicados internos para educar sobre a temática, incluindo até dicas de filmes que conscientizem sobre os direitos e o respeito à comunidade LGBTQI+.