Michelin lança pneu misto para uso urbano e rural

Fabricado no Brasil, o LTX Force é destinado a SUVs, picapes e crossovers

Por VICTOR FRANÇOIS, AB | De Buenos Aires, Argentina
  • 08/05/2015 - 14:45
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Michelin lançou em Buenos Aires, na Argentina, a nova linha LTX Force, de pneus mistos para utilização na cidade e no campo. O produto é específico para crossovers, picapes e SUVs e já está sendo fabricado na unidade brasileira de Itatiaia, no Rio de Janeiro. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi feito no Brasil e pensado para as condições de rodagem das estradas daqui e de outros países emergentes. O pneu, com design inspirado no Rally Dakkar, também será produzido na fábrica da Tailândia.

    Segundo testes auditados pela Dekra e Tuv Sud, o LTX Force tem desempenho superior aos concorrentes diretos Goodyear Wrangler Adventure e Pirelli Scorpion ATR, já que freia dois metros antes em pistas molhadas, tem bom comportamento em situações de aquaplanagem e, segundo a fabricante, durabilidade 35% maior.

    Bruno Blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonetes da Michelin América do Sul, acredita que a crise no mercado automotivo brasileiro é cíclica e as vendas do pneu não serão afetadas. “O LTX Force chega ao mercado brasileiro com preço competitivo e é destinado a um nicho específico que apresenta crescimento mesmo durante a crise. Também exportaremos ele para muitos outros países no mundo”, observa.

    O executivo revela também que o novo pneu deverá custar em média R$ 800 para o mercado de São Paulo. “€ 600 milhões é o investimento total da Michelin, por ano, em pesquisa e desenvolvimento. O projeto do LTX Force começou em 2011 e desde então já estava previsto para ser feito no Brasil”, analisa Blanc, que não revela o aporte específico para essa gama e nem a produção da planta brasileira.

    O LTX Force estará nas lojas ainda este mês, com aros que vão de 15 a 18 polegadas. A partir do segundo semestre os modelos Chevrolet S10 e Trail Blazer, Ford EcoSport e Volkswagen Amarok sairão de fábrica equipados com o pneu.