Montadoras ganham destaque na CES 2014

Nove fabricantes de veículos estão presentes na maior feira de eletrônicos

Por REDAÇÃO AB
  • 06/01/2014 - 18:05
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Nada menos de nove fabricantes de veículos participam da International CES 2014, que abre as portas na terça-feira, 7, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar tecnologias recentes que agitam a indústria e o comércio de produtos eletrônicos de consumo e, em particular, o setor automotivo. A maior feira de eletrônica do mundo, promovida pela Consumer Electronics Association (CEA), terá como expositores a Audi, BMW, Chrysler, Ford, General Motors, Kia, Mazda, Mercedes-Benz e Toyota. A mostra se estenderá até 10 de janeiro.

    Gary Shapiro, presidente e CEO da CEA, revela que o setor representado pela entidade estima um aumento de quase 20% nas tecnologias instaladas de fábrica nos veículos, para US$ 11 bilhões em 2014, com o avanço de soluções que tornam os carros cada vez mais conectados e permitem a utilização de dispositivos móveis como coadjuvantes. A cifra inclui sistemas como o OnStar, da GM, e o Sync, da Ford, que oferecem informação, entretenimento, comunicação, segurança e serviços de assistência ao motorista. Pesquisa da CEA informa que 17% dos lares norte-americanos possuem veículos equipados com sistemas de comunicação e segurança conectados.

    As empresas relacionadas ao setor automotivo na CES 2014 vão ocupar mais de 140 mil metros quadrados na exposição, o que representa um crescimento de 25% em relação ao evento de 2013. Fazem parte da relação nomes conhecidos como Delphi, Dual Electronics, JVC Kenwood, Mitek, Pioneer e QNX. No total, a CES contará com mais de 3.200 expositores.

    "O carro está se tornando o maior de todos os dispositivos móveis", disse ao The Wall Street Journal o analista Thilo Koslowski, da empresa de pesquisas Gartner, um especialista em dispositivos eletrônicos avançados para carros. Ele antecipa uma crescente disputa entre a Apple e o Google durante a CES 2014, com a busca de aliados para levar suas tecnologias para dentro dos veículos.

    Em uma das principais apresentações na abertura da CES, o presidente da Audi AG, Rupert Stadler, discorrerá sobre estratégias, projetos e produtos com os quais a fabricante pretende moldar a mobilidade conectada do futuro. Uma gravação da palestra estará disponível em www.audi-mediaservices.com.