Montadoras japonesas se unem para desenvolver sistemas de comunicação

Toyota, Suzuki, Subaru, Daihatsu e Mazda vão criar sistema padronizado para oferecer serviços conectados mais seguros

Por REDAÇÃO AB
  • 27/04/2021 - 18:20
  • | Atualizado há 2 months
  • 51 segundos de leitura
    As japonesas Toyota, Suzuki, Subaru, Daihatsu e Mazda anunciaram na terça-feira, 27, que fecharam um acordo para o desenvolvimento conjunto de equipamentos de comunicação que serão usados nos futuros veículos das marcas. A ideia, com isso, é criar uma plataforma padrão, o que vai proporcionar economia de recursos e de tempo para as montadoras associadas.

    No comunicado, a Toyota alega que, atualmente, as montadoras estão trabalhando em diversos dispositivos de comunicação e, em muitos casos, em sistemas similares, mas com abordagens distintas, para oferecer os mesmos serviços.

    Com a adoção de uma plataforma colaborativa padronizada, cada empresa vai poder se concentrar no desenvolvimento das aplicações e dos serviços, poupando tempo e recursos que vão poder ser usados na pesquisa de novos serviços.

    Para os consumidores, essa união também vai trazer benefícios, já que o uso de uma mesma plataforma por vários veículos vai permitir obter uma maior qualidade na comunicação não só entre os carros, como também destes com as centrais dos sistemas. Com isso, será possível oferecer serviços conectados mais confiáveis e seguros, graças à maior velocidade de conexão.

    O comunicado finaliza com a afirmação de que as empresas envolvidas “podem considerar a colaboração com outros parceiros com ideias similares”. Mas não se sabe ainda se essa afirmação é válida para fabricantes de outros países e para as rivais Honda e Nissan.