Mustang 2013 registra proezas do motorista

Track Apps mede o desempenho do carro na pista

Por Automotive Business
  • 29/12/2011 - 09:23
  • | Atualizado há 2 months
  • 2 minutos de leitura

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    Redação AB, com informações da Ford

    O Mustang 2013 trará na versão premium um equipamento chamado Track Apps para ajudar os motoristas a comprovar suas proezas. O sistema registra em tela LCD de 4,2 polegadas dados como tempo de aceleração, desempenho do freio e força g, atestando os resultados na pista, como o tempo para acelerar de zero a 100 km/h.

    "A performance do carro é assunto das conversas dos fãs do Mustang. E nós colocamos isso no carro, na palma da sua mão", diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. "Eles não precisam mais procurar no mercado um medidor que, além de custar caro, tem de ser adaptado na coluna A. Tudo isso já vem instalado de fábrica."

    A tela de LCD do Track Apps, no painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, é controlada por um botão de cinco posições na direção. O equipamento foi apresentado pela Ford no Salão de Los Angeles, em novembro.

    Registro de dados

    Segundo Jeff Seaman, líder do lançamento do Mustang 2013, o Track Apps é a "cereja do bolo" na experiência de dirigir o carro. "Ler numa revista quanto o carro pode fazer de 0 a 100 km/h é uma coisa. Outra totalmente diferente é você dizer ao consumidor: Vá lá e acelere você mesmo."

    O Track Apps dá informações instantâneas ao motorista sobre o desempenho do carro. O acelerômetro mostra a força g do carro puxando da esquerda para a direita. "Se você está acelerando o carro na pista e entra numa curva, você quer saber até onde pode ir antes de perder a tração", explica Pericak. "Isso é medido em força g, que o Track Apps exibe em tempo real."

    O cronômetro de aceleração permite ao motorista registrar seus melhores tempos em milhas por hora (0-60, 0-100, oitavo de milha e quarto de milha). Segundo o especialista, é praticamente impossível medir esses dados com precisão usando um cronômetro de mão, ao contrário do que acontece com o equipamento totalmente integrado ao veículo.