New Holland cria o Colheitômetro, que acompanha safra em tempo real

Iniciativa vai mostrar ao público os números das principais colheitas do agronegócio brasileiro

Por REDAÇÃO AB
  • 29/07/2021 - 11:15
  • | Atualizado há 1 month
  • um minuto de leitura

    A partir de agora os brasileiros poderão acompanhar minuto a minuto o bom desempenho do agronegócio brasileiro. A New Holland inaugurou um contador digital da safra nacional que vai mostrar em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas produzidas no país, como soja, milho ou arroz.

    Batizado de Colheitômetro, trata-se de um painel instalado na fábrica da New Holland, em Curitiba (PR), que foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 28, em comemoração ao Dia do Agricultor. Porém não é necessário trafegar na região para ter acesso aos dados mais recentes das culturas agrícolas do País: as informações também serão disponibilizadas no site www.colheitometro.com.br.



    “A nossa inspiração para criar o Colheitômetro foram outros mecanismos, como o Impostômetro e o Devolutômetro, por exemplo, que compartilham números importantes da nossa economia. No caso do agronegócio, a maioria das pessoas desconhece a relevância que a agricultura tem para o País, seja pelo volume produzido ou pela contribuição econômica, além de ser responsável por combater a insegurança alimentar no Brasil e em grande parte do mundo”, diz o diretor de marketing comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, Gustavo Taniguchi.

    Taniguchi explica ainda que Colheitômetro mostra dados de produção das principais culturas tanto em toneladas quanto em valores em reais que essa produção representa. Por enquanto são informados os dados do cultivo de soja, milho, arroz, cana-de-acúçar e trigo, mas a empresa informa que no futuro outras culturas serão acrescentadas à base de dados do contador digital.

    A plataforma do Colheitômetro é alimentada por meio de informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IBGE e Cepea-Esalq/USP e de outras fontes.

    A direção da New Holland faz questão de lembrar que a safra brasileira de grãos deve registar neste ano um novo recorde no volume de produção: 260,8 milhões de toneladas, alta de 1,5% a mais em relação ao ciclo anterior. É por isso que o agronegócio é responsável hoje por 26,4% do PIB do Brasil e por quase metade (48%) das exportações totais em 2020.

    “Nossa intenção é mostrar para a população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o País. A New Holland é uma marca que celebra o agro em todo o lugar e o papel do Colheitômetro é expor a força e representatividade do campo para que o país todo conheça e tenha orgulho da sua agricultura”, diz Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.