Nippon Steel e Sumitomo fundem operações em 2012

Sumitomo sofre pressão de clientes automotivos.

Por Danielle Chaves, Agência Estado
  • 03/02/2011 - 14:23
  • | Atualizado há 2 months
  • 2 minutos de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Danielle Chaves, Agência Estado

    Na primeira grande fusão do setor de siderurgia do Japão em uma década, a Nippon Steel, quarta maior siderúrgica do mundo, pretende se unir em outubro de 2012 com a Sumitomo Metal Industries, que é a terceira maior companhia do setor em produção. A fusão poderá criar uma gigante com valor de mercado superior a US$ 35 bilhões.

    O acordo surge no momento em que siderúrgicas de médio porte japonesas, como a Sumitomo, enfrentam dificuldades para lidar com o aumento do custo das matérias-primas e com a pressão dos grandes clientes do setor automotivo para que reduzam os preços de seus produtos. Além disso, a concorrência para abastecer os mercados asiáticos está se intensificando, com companhias chinesas e sul-coreanas tentando atrair clientes.

    A Nippon Steel, por sua vez, busca formas para tentar se aproximar da concorrente global ArcelorMittal. A Sumitomo é um parceiro lógico dentro dessa estratégia: as duas empresas japonesas já têm uma série de contratos industriais de parceria, bem como pequenos acordos cruzados de participação acionária.

    A fusão da Nippon com a Sumitomo será a primeira desde que a NKK e a Kawasaki Steel se uniram para criar a segunda maior siderúrgica do Japão, a JFE Holdings, em setembro de 2002. As informações são da Dow Jones.