Nissan faz parceria com Scoot Networks para estudo de elétricos nos EUA

Pesquisa inclui entrega dez compactos para programa de carros compartilhados

Por REDAÇÃO AB
  • 21/10/2015 - 17:21
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Nissan anuncia a criação de uma parceria com a Scoot Networks, empresa de serviços de mobilidade sediada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, para estudar a evolução do transporte urbano de elétricos em megacidades. A parceria inclui a entrega de dez unidades do Scoot Quad, um veículo compacto 100% de dois lugares com autonomia de 65 quilômetros e que alcança velocidade máxima de 40 km/h, indicado para condução em área urbana. No estudo, a Nissan vai avaliar o papel dos veículos elétricos como diferentes opções de transporte e o quanto ainda é necessário evoluir.

    Os veículos se juntam à frota atual da Scoot formada por 400 scooters elétricas customizadas que rodam pela cidade em um programa de veículos compartilhados a partir da localização dos veículos por meio de aplicativo para smartphones oferecido tanto nas plataformas iOS quanto Android. Os motociclos têm autonomia de 40 quilômetros e alcançam velocidade de até 48 km/h. Os moradores da cidade usam os Scoots em diferentes atividades, tais como rápidos deslocamentos, envio de mensagens ou encomendas ou ainda para o lazer, como passeios pela própria São Francisco.

    “Ao passo que as grandes cidades continuam crescendo e se tornando megacidades globais, precisamos entender como o transporte está mudando e antecipar como será o transporte no futuro”, afirmou Rachel Nguyen, diretora executiva do Nissan Future Lab. “A Scoot Networks é o parceiro ideal neste projeto de pesquisa pelo fato de estarem preenchendo uma necessidade que emergiu no mercado de São Francisco, além de serem uma empresa igualmente comprometida com a mobilidade sustentável com nível zero de emissões”.

    “A Scoot não é apenas para scooters”, diz Michael Keating, fundador e CEO da Scoot Networks. “Se é pequeno, elétrico e divertido, certamente você encontrará no aplicativo Scoot e o guiará pela cidade. Estamos orgulhosos de ser parceiros da Nissan para fazermos uma nova forma de mobilidade elétrica urbana disponível para nossos motoristas”.

    O aluguel dos modelos custa US$ 8 por meia hora ou US$ 80 por dia.

    A Nissan oferece veículos elétricos para o mercado de massa há cinco anos, com o lançamento do Leaf. Desde a primeira entrega do modelo em 2010, a Nissan vendeu mais de 192 mil unidades globalmente, das quais 86 mil somente nos Estados Unidos. Recentemente, a montadora anunciou que o novo Leaf 2016 terá autonomia expandida e superior a 170 quilômetros nos modelos SV e SL, fazendo do modelo o primeiro veículo elétrico acessível ao público a fazer mais de 160 quilômetros de autonomia em uma única carga.