Novo Ford Ka terá controle de estabilidade

Equipamento opcional é inédito em carros de entrada no País

Por REDAÇÃO AB
  • 23/06/2014 - 16:15
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    Dentro de sua estratégia de revelar aos poucos o conteúdo do Novo Ka, a Ford mostrou no último domingo em merchandising no programa SuperStar, da TV Globo, que o carro poderá ser equipado com o sistema de segurança ativa ESP – módulo eletrônico de estabilidade, que interpreta a direção do veículo por meio de sensores e corrige a trajetória com atuação automática dos freios ABS, exercendo pressão diferenciada em cada roda, evitando assim derrapagens e capotamentos.

    Outro recurso a ser oferecido no Ka e Ka+ (hatch e sedã) é o assistente de partida em rampa, que quando o carro está parado em ladeiras mantém os freios travados por poucos segundos quando o motorista tira o pé do pedal para pisar no acelerador, para evitar o deslocamento para trás ou para frente, como acontece normalmente nessas situações.

    O Ka será o primeiro carro nacional na categoria de entrada do mercado a oferecer ambos os sistemas, que mesmo como opcionais não estão disponíveis em nenhum outro modelo do segmento feito no Brasil. Não está confirmado ainda qual empresa vai fornecer o sistema à Ford aqui, mas no País somente a Bosch começou recentemente a fabricar o ESP em sua unidade de Campinas (SP).

    “Nossa proposta é mudar a visão dos consumidores sobre a importância e utilidade de equipamentos voltados para a segurança veicular e conforto ao dirigir, independentemente do segmento do veículo”, afirma em nota Andre Leite, gerente de produto da Ford. Isso comprova que a marca pretende usar a inclusão tecnológica como diferencial de venda, mas para “mudar a visão do consumidor” será necessário cobrar preços baixos por esses equipamentos. Normalmente, como opcionais, ESP e assistente de rampa vão funcionar mais como propaganda do que na realidade, pois poucos clientes desse segmento podem pagar por sistemas eletrônicos mais sofisticados.

    “O Novo Ka é um produto totalmente alinhado com a filosofia da Ford de democratização da tecnologia”, completa Andre Leite. O preço dirá quão democrática a tecnologia será.