Novo Iveco Daily está no forno

Lançamento mundial está previsto para setembro

Por Pedro Kutney, Automotive Business
  • 27/07/2011 - 18:40
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Pedro Kutney, AB

    Na recente reunião do conselho mundial de administração do Grupo Fiat, ocorrida pela primeira vez no Brasil no início desta semana, a Iveco confirmou para setembro próximo o “lançamento mundial” da nova linha Daily (veja fotos) de furgões e caminhões semileves e leves de 2,8 a 7 toneladas de peso bruto total (PBT). A Iveco não confirma (nem desconfirma) se o mercado sul-americano, atendido pela fábrica brasileira de Sete Lagoas (MG), receberá os novos Daily ainda este ano.

    É pouco provável que a nova linha de leves seja vendida aqui antes da virada do ano, pois a Iveco deverá esperar para introduzir o novo Daily já com motor Euro 5, que atende às normas de emissões de poluentes previstos pelo Proconve P7, em vigor no País a partir de janeiro de 2012. Contudo, a Iveco poderá apresentar a família na próxima Fenatran, em outubro.

    Um dos pontos altos da nova família Daily será o novo motor FPT Euro 5 de 3 litros com dupla turboalimentação, que eleva a potência para 205 cavalos e torque a 470 Nm. Também não se sabe, contudo, se o novo propulsor será vendido no Brasil – o atual motor 3.0 Euro 3 usado pelos modelos Daily aqui tem duas configurações, de 136 ou 155 cv e torque máximo 300 ou 400 Nm. Com a versão mais potente, a linha ganha capacidade de carga, no limite para quase se tornar um caminhão médio.

    As versões mais leves serão equipadas com novo motor FPT 2.3 Multijet II, com torque máximo de 320 Nm. Também não se sabe se será oferecido no mercado brasileiro. Os dois motores usam sistema EGR de recirculação de gases, mais compacto do que o SCR, para limitar as emissões à norma Euro 5.

    No visual, a grade frontal do Daily foi redesenhada: o logotipo Iveco agora aparece gravado em cima de uma faixa cromada e o para-choque ganhou novo formato. O interior também foi reestilizado. Veja abaixo as fotos da nova linha Ducato.