Onix garante 2º lugar em 2015 e Gol cai para 6º

Onix é o 2º na colocação geral e 1º nas vendas ao varejo

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 02/06/2015 - 17:33
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O fim de 2014 foi marcado pela perda da liderança do VW Gol para o Fiat Palio, mas os primeiros cinco meses de 2015 mostram que as trocas de posição não pararam por aí. Instalado no segundo lugar está agora o Chevrolet Onix, que teve 46,9 mil unidades emplacadas até maio, ante 38 mil do Gol, agora na sexta posição.

    Outro que está bem na fita é o Hyundai HB20, que terminou 2014 em quinto lugar e neste ano ocupa a terceira posição. Atrás dele vem o Ford Ka. Com 39 mil unidades emplacadas até maio, superou até mesmo o Fiat Uno, quinto colocado, com pouco mais de 38 mil licenciamentos (o Ka fechou 2014 no 22º lugar na soma dos modelos antigo e atual).

    Renault Sandero e Chevrolet Prisma ganharam uma posição cada e ocupam agora oitavo e nono lugares, respectivamente. O VW Fox/CrossFox subiu um posto e é agora o sétimo. Em janeiro deste ano ele foi o terceiro mais emplacado, mas não conseguiu sustentar a posição e volta a ficar atrás do Gol.

    Outro VW que caiu do início do ano para cá foi o Up! Começou 2015 em décimo lugar e caiu para a 12ª posição.

    BRIGA PELA PONTA NO VAREJO

    Nas vendas ao varejo, feitas em regra ao consumidor comum (pessoa física), o Chevrolet Onix tomou o lugar que era do Palio em 2014, mas essa vantagem até maio de 2015 foi de 114 unidades apenas. O HB20 mantém a terceira posição conquistada ao fim do ano passado. O VW Fox/CrossFox ocupou a quarta posição que em 2014 era do Gol.

    O sedã Chevrolet Prisma, sexto colocado no varejo, leva pequena vantagem de 201 unidades sobre o Ka e pode perder a posição em junho, já que o fator novidade joga mais a favor do Ford neste momento. Na lista dos dez mais do varejo o pequeno Up! encontrou uma vaga, tomando o décimo lugar que fora do Renault Sandero no acumulado de 2014.

    Veja as listas dos dez mais (geral e varejo) em 2014 e 2015

    Fonte: Fenabrave

    UTILITÁRIOS ESPORTIVOS

    A briga pelo segmento dos utilitários esportivos começa a pegar fogo este ano. Renovado em março, o Renault Duster manteve o segundo lugar e está atrás do Ford EcoSport por menos de 2 mil unidades. O terceiro lugar, que em 2014 foi do Hyundai Tucson, está agora com o Honda HR-V, que vem numa toada próxima a 5 mil unidades por mês e pode tornar-se o vice-líder em junho.

    O Jeep Renegade também já mostra a que veio. Está em nono lugar e deve pular para a sexta posição no próximo mês. Digno de nota é o sexto e sétimo lugar do Mitsubishi ASX, que conquistou duas posições do fim de 2014 para cá.