Para Jeep, Compass está pronto para enfrentar concorrência

Novo Compass Série S, topo de linha, sem opcionais, agora disponível só com motor 1.3 turboflex de 185 cv: único da linha 2022 que não entrou em pré-venda

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 28/04/2021 - 19:20
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 9 minutos de leitura

    A Jeep fez na quarta-feira, 28, o lançamento completo da linha 2022 do Compass que chega às concessionária a partir de 5 de maio, desta vez com mais informações sobre versões, preços e principais itens de série e opcionais de todas as opções disponíveis (veja mais abaixo). A diretoria da marca do Grupo Stellantis está convencida que as mudanças feitas no SUV médio-compacto – sutis no visual e mais abrangentes em conectividade e tecnologia, incluindo o novo motor T270 1.3 turboflex de 185 cavalos – serão suficientes para sustentar a liderança e enfrentar a forte concorrência que está entrando no segmento este ano – caso do recém-lançado Toyota Corolla Cross e do Volkswagen Taos que também chega em maio ao mercado nacional.

    Essa convicção dos executivos da Jeep de que a marca seguirá liderando as vendas de SUVs compactos no País foi especialmente reforçada após a confirmação de inesperadas 5.365 encomendas do Compass 2022 (até 27 de abril) desde o início deste mês, quando foi aberta a pré-venda do modelo, começando no dia 5 com a Série Especial 80 Anos – que esgotou em 48 horas as primeiras mil unidades colocadas à venda – e nas semanas seguintes também para demais versões flex e diesel.

    “Nosso objetivo com a renovação que estamos fazendo agora no Compass e outros lançamentos previstos este ano é continuar na liderança do mercado brasileiro de SUVs compactos”, resume Alexandre Aquino, diretor da marca Jeep.




    Interior do Compass 2022 Série S: completo e sem opcionais

    No lançamento foi apresentada mais uma versão, que ainda não tinha sido colocada em pré-venda, a nova Série S, vendida anteriormente com motor diesel e agora será a topo de gama das opções flex do Compass, por R$ 188 mil com tudo incluído, sem opcionais, equipada somente com o novo motor turbo bicombustível etanol-gasolina 1.3 de 185 cavalos e torque máximo de 270 Nm, que começou a ser fabricado pelo Grupo Stellantis este ano em Betim (MG).

    Hoje a demanda do Compass está dividida em 40% para os modelos diesel e 60% para os flex. Aquino avalia que a nova opção de motorização deve fazer a balança de vendas pender um pouco mais para o lado do motor turboflex, que em seu tamanho oferece a maior potência e torque do mercado e garante aceleração esperta de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, segundo medições do fabricante. O propulsor ganhou nota A de consumo do Inmetro e é até 18% mais econômico do que o antigo e ineficiente Tigershark 2.0 aspirado de 166 cv importado do México, também de acordo com a engenharia do Grupo Stellantis.

    QUASE TUDO VENDIDO POR DOIS MESES




    Por fora, as mudanças de design do Compass 2022 são sutis: novos desenhos de rodas, grade frontal e para-choque mais alto, que aumentou ângulo de ataque do SUV

    Segundo o diretor comercial Everton Kurdejak, apesar de enfrentar mais competição, o Compass tem público fiel à marca – das mil unidades pré-vendidas em 48 horas no começo de abril, 90% foram para quem já era cliente Jeep – e as vendas do SUV cresceram 17% este mês antes mesmo do lançamento da versão renovada. Com isso, quase toda a produção do modelo já está vendida por dois meses, até o fim de junho.

    “Nossa previsão é de vender perto de 5 mil unidades/mês do novo Compass, mas pelo volume de encomendas que estamos recebendo, essa expectativa está sendo revista para cima a todo momento”, afirma Everton Kurdejak.



    A pré-venda de mais de 5 mil unidades do Compass 2022 durante quase todo o mês de abril aumentou o prazo de espera pela maioria das versões. Quem encomendar agora a Série Especial 80 Anos com o motor 1.3 só recebe o carro em cerca de 60 dias, as demais versões flex têm entrega prevista a partir do fim de maio, enquanto o novo Compass diesel só começa a ser entregue na primeira de junho. A nova Série S, que não teve encomendas prévias, é a que chega mais rápido, disponível nas concessionárias na semana que vem.

    Somando versões flex e diesel, em uma escala ascendente de preços, a estimativa inicial é que as vendas do Compass 2022 devem se dividir em 10% para a versão de entrada Sport (só disponível flex), 50% para a Longitude, 10% para a Série Especial 80 Anos, 25% para a Limited e Série S e os 5% restante da demanda vão para o Compass Trailhawk, só diesel e preparado para as trilhas mais difíceis, destinada aos jipeiros-raíz que querem subir paredes. “Mas a chegada da Série S flex pode puxar mais clientes e alterar essa composição”, pondera Alexandre Aquino.

    MAIS TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE



    Enquanto as mudanças visuais do Compass 2022 são sutis, a Jeep aumentou o recheio de tecnologia e conectividade do modelo para enfrentar a maior concorrência, com a inclusão de mais itens de série em todas as versões, caso dos faróis e lanternas de LED e seis aibags desde a opção de entrada Sport.


    Versões mais caras do Compass 2022 têm duas grandes telas no painel: o quadro de instrumentos digital de 10,25” e o monitor do sistema multimídia de 10,1”

    Já são de série a partir da versão Longitude (a segunda mais barata) a nova central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas e o novo sistema Adventure Intelligence (também incorporado ao Jeep Renegade e por modelos Fiat como Connect Me), que conecta carro à internet e possibilita funções remotas como ligar o carro e a climatização da cabine por meio de um aplicativo n smartphone, computador, smartwatch ou mesmo por comando de voz da assistente virtual Alexa, da Amazon. Por essa conexão também é possível saber quilometragem, localização do veículo, nível de combustível, programar rotas no GPS do carro, bem como receber alertas de manutenção ou de roubo.

    Opcionalmente, o cliente pode ativar o wi-fi a bordo para conectar até oito aparelhos, com pacote de transmissão de dados 4G fornecido pela TIM de 5, 10 e 40 GB, por mensalidades de R$ 30, R$ 50 e R$ 100, respectivamente. Também dá acesso a uma central de atendimento exclusiva, com serviços de assistência para acidentes, panes e roubos.

    Também foi incorporado ao Compass 2022 um maior número de sistemas eletrônicos de assistência ao motorista, frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas de velocidade; detector de fadiga; piloto automático adaptativo ACC; comutação automática dos faróis alto/baixo; monitoramento de mudanças de faixa; e porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro. No entanto, esse pacote só é de série na versão Série S e está disponível como opcional (R$ 9,9 mil) nos topo de linha Limited e Trailhawk.

    As três opções mais caras também incorporam o novo quadro de instrumentos digital configurável de alta definição, de 10,25 polegadas. O painel foi redesenhado para abrigar a nova configuração com duas telas de 10 polegadas. O interior ganhou novos revestimentos e mais opções de cores.

    No exterior, são difíceis de notar as mudanças em relação à primeira geração do Compass lançada em 2016. A principal alteração é o novo para-choque que aumenta de 16 para 21,5 graus o ângulo de ataque do carro, elevando assim a capacidade off-road de todas as versões. As opções flex 4x2 também ganharam maior aptidão fora-de-estrada com a adoção do sistema Jeep Traction Control+, controle eletrônico que transfere a tração para a roda com maior aderência.

    As versões TD350 do Compass seguem usando o powertrain importado da Europa composto pelo motor turbodiesel 2.0 de 170 cavalos e 350 Nm de torque máximo, acoplado ao câmbio automático ZF de nove marchas. A diferença é que o modelo 2022 já usa o motor Euro 6, equipado com sistema de pós-tratamento de emissões SCR que tem injeção de solução de ureia Arla 32. Segundo a Jeep, o tanque do reagente químico garante autonomia de 10 mil quilômetros antes de precisar ser completado novamente. O sistema se antecipa à próxima etapa da legislação brasileira de emissões veiculares Proconve L7, agendados para entrar em vigor apenas em janeiros de 2023.


    O Compass 2022 Série S: cor exclusiva

    VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS DO JEEP COMPASS 2022



    A linha 2022 do Jeep Compass ampliou para nove o número de versões da gama, com a introdução da Série Especial 80 Anos e da já conhecida Série S, que passa a ser a versão de topo entre as opções bicombustível etanol-gasolina, equipadas com o novo motor T270 Turboflex. O SUV segue com duas possibilidades de motorização e transmissão, 1.3 turboflex de 185 cv com câmbio automático Aisin de seis marchas, ou 2.0 turbodiesel de 170 com caixa automática ZF de nove velocidades. Confira abaixo todas as versões, preços e itens de série e opcionais. (Devido à diferença da alíquota de ICMS em São Paulo e na Paraíba, os preços são maiores nestes dois estados.)



    SPORT
    > T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 139.990 (SP: R$ 144.647)

    Principais itens de série: • Seis airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 cortinas) • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração • Central multimídia com tela tátil 8,4” com espelhamento sem fio para smartpphone via Android Auto e Apple CarPlay • Faróis Full LED com assinatura em LED • Faróis de neblina em LED • Jeep Traction Control+ (controle eletrônico de transferência de tração para a roda com maior aderência) • Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (acionamento automático em paradas com o câmbio engatado) • Rodas 17” • Ar-condicionado com duas zonas de temperatura (dual zone) • Sistema Keyless Enter’N Go (sensor de aproximação ara travamento/destravamento e partida/desliga por botão no painel) • Sensores de chuva e crepuscular para acionamento automático de faróis/lanternas e limpadores • Quadro de instrumentos de 3,5” • Três tomadas USB (uma tipo C).
    Principais opcionais: • Bancos revestidos em couro (R$ 2.500) • Pack Protection com protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas, emblema Jeep Authentic Accessories (R$ 950).



    LONGITUDE
    > T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 154.990 (SP: R$ 160.146)
    > TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 196.990 (SP: R$ 203.630)

    Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Sport: • Central multimídia com tela tátil de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para smartphone via Android Auto e Apple CarPlay • Navegação embarcada • Bancos revestidos em couro • Quadro de instrumentos de 7” • Aletas no volante para trocas de marchas • Retrovisor interno eletrocrômico • Rodas 18” pintadas.
    Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) • Bancos revestidos em couro Cinza Steel (R$ 1.600).



    SÉRIE ESPECIAL 80 ANOS
    > T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 162.990 (SP: R$ 168.412)
    > TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 204.990 (SP: R$ 211.900)

    Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Longitude: • Carregador sem fio para celulares • Partida remota • Assistente eletrônico de estacionamento Park Assist • Sistema de som Beats • Acabamento externo escurecido em tom grafite • Acabamento interior em Black Piano • Revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas • Emblemas “80th” na parte externa e interna do carro.
    Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900).



    LIMITED
    > T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 176.990 (SP: R$ 182.878)
    > TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 216.990 (SP: R$ 224.304)

    Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à Série Especial 80 Anos: • Quadro de instrumentos digital de alta definição de 10,25” • Teto em preto • Rodas 19” diamantadas • Monitoramento de ponto cego • Ajuste elétrico do banco do motorista • Airbag de joelho para o motorista (acrescenta aos outros seis de série).
    Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) • Bancos revestidos em couro Marrom Arizona (R$ 1.600) • Pack High Tech que inclui frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas; detector de fadiga; piloto automático adaptativo ACC; comutação automática dos faróis alto/baixo; monitoramento de mudanças de faixa; porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro; ajuste elétrico do banco do passageiro; tomada auxiliar 127 V (R$ 9.900).



    SÉRIE S
    > T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 187.990 (SP: R$ 194.244)

    Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Limited: • Teto solar elétrico panorâmico Command View • Forro do teto em preto • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria • Frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres, ciclistas e motos • Reconhecimento de placas • Detector de fadiga • Piloto automático adaptativo ACC • Comutação automática dos faróis alto/baixo • Monitoramento de mudanças de faixa • Porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro • Ajuste elétrico do banco do passageiro • Tomada auxiliar 127 V. (Não há equipamentos opcionais.)



    TRAILHAWK
    > TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 216.990 (SP: R$ 224.304)

    Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Limited: • Adesivo de capô • Rodas 17” diamantadas com pneus de uso misto • Protetores de cárter, tanque e transmissão • Estepe full size • Suspensão elevada off-road • Seletor de terrenos com modo “Rock” para maior capacidade no fora-de-estrada.
    Principais opcionais: igual à Limited.