PSA Peugeot Citroën e General Motors reestruturam planos

Aliança exclui um dos modelos de programa de desenvolvimento e inclui projeto de motor

Por REDAÇÃO AB
  • 20/12/2012 - 19:11
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 59 segundos de leitura

    A PSA Peugeot Citroën e a General Motors anunciaram mudanças no plano original da aliança firmada em fevereiro entre as duas empresas (leia aqui). Segundo comunicado divulgado na quinta-feira, 20, as montadoras reduziram o escopo de compartilhamento de veículos que serão desenvolvidos em conjunto, passando de quatro para três tipos de plataformas.

    Estão previstos programas conjuntos para o desenvolvimento de dois modelos do segmento C, um para Opel/Vauxhall e outro para a Peugeot, além de um do segmento B para ambos os grupos. O primeiro modelo resultante dessa cooperação deve ser lançados em 2016, informam. Ainda de acordo com o comunicado, os modelos Opel/Vauxhall, da GM, e os Peugeot e Citroën, da PSA, serão diferenciados, apesar de compartilhar plataformas, mantendo as características de cada marca.

    Outra mudança foi a inclusão de um projeto para o desenvolvimento de uma futura geração de motores pequenos movidos a gasolina, com três cilindros, projetados para o segmento B e para atender as normas de emissões Euro 7, que deve entrar em vigor em 2019. O propulsor equipará veículos das marcas na Europa e em outras regiões do mundo. Além disso, as empresas concordaram em explorar as possibilidades para novos produtos e iniciativas industriais na América Latina e em outros mercados em crescimento.

    Desde o anúncio da aliança, no início do ano, as empresas deixaram de lado planos conjuntos para o desenvolvimento de um carro compacto para a América Latina, um sistema de embreagem dupla e agora o veículo de médio porte. O acordo de compra conjunta continua.