Renault faz estreia de câmbio automatizado no Brasil

Renault Logan e Sandero agora com opção de câmbio automatizado

Por REDAÇÃO AB
  • 11/09/2014 - 15:26
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Renault escolheu o Brasil para fazer a estreia mundial da transmissão automatizada Easy’R de cinco marchas em sua gama de veículos escolhendo dois dos modelos de maior volume de vendas no mercado interno: Logan e Sandero, que passam a oferecer o novo câmbio como opcional nas versões com motor 1.6, pelo valor adicional de R$ 2,4 mil. Desta forma, o Sandero Expression tem preço sugerido de R$ 43 mil e de R$ 47.180 a versão Dynamique. Já o Logan Expression sai por R$ 45.490 e sua versão Dynamique é vendida a partir de R$ 50.180.

    Diferente dos câmbios automáticos, o automatizado tem embreagem e câmbio mecânico, igual à versão manual, mas com um sistema eletroeletrônico que controla a embreagem e faz as trocas de marcha automaticamente por meio de um robô. Fabricado pela ZF, o sistema é totalmente elétrico, diferente do acionador eletro-hidráulico fornecido pela Magneti Marelli para carros da Fiat e Volkswagen. A ZF também fornece equipamento equivalente ao utilizado no Volkswagen Up!

    O sistema que agora pode equipar a transmissão do Sandero e Logan foi desenvolvido ao longo de três anos, incluindo testes em bancos de ensaios e avaliações dinâmicas nos dois modelos, que rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em três continentes.

    De acordo com a Renault, a vantagem está na praticidade e no baixo consumo de combustível, algo como 20% inferior quando comparado a um câmbio automático convencional, segundo a montadora. Caso não queira a troca eletrônica, o motorista pode optar pela troca manual sequencial, com toques na alavanca de marcha.

    O sistema, que se adapta ao modo de dirigir do motorista, conduz o veículo de forma mais econômica ou mais esportiva, automaticamente. Também exerce a função ‘creeping’, que faz com que o veículo se mova lentamente quando se tira o pé do freio com o veículo engatado em primeira marcha ou ré, o que auxilia em manobras de estacionamento ou em arrancadas em rampas.

    Sandero e Logan automatizados também têm três anos de garantia de fábrica ou de 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.