Roberto Cortes será homenageado pela AHK

Presidente da MAN Latin America receberá Prêmio Personalidades Brasil-Alemanha

Por REDAÇÃO AB
  • 31/03/2014 - 16:58
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    O presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes, será o próximo homenageado no prêmio Personalidades Brasil-Alemanha na edição 2014, iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha que desde 1995 atesta o reconhecimento público às contribuições de pessoas que fortaleceram os laços criados entre os dois países, seja de ordem pessoal, profissional ou cultural.

    Por sua vez, Cortes foi o primeiro brasileiro a presidir uma operação do Grupo Volkswagen na América do Sul e é o primeiro latino-americano a fazer parte da diretoria da divisão de veículos comerciais do grupo, além de integrar o management board do grupo MAN.

    Em sua trajetória, o executivo traz uma extensa experiência no setor automotivo: em 1986, participou da criação da Autolatina, joint venture entre Ford e Volkswagen no Brasil e na Argentina; de 1989 a 1990 foi gerente executivo de estratégia de negócios na matriz da Ford em Detroit, Estados Unidos. Com o fim da Autolatina, em 1994, foi convidado pela matriz da Volkswagen na Alemanha a assumir a posição de controller corporativo da empresa na América do Sul. Desde então, ocupou vários postos até chegar ao cargo atual, assumido em 2009. Naquele ano, a MAN Latin America foi criada oficialmente, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE.

    Atualmente, Cortes está à frente da companhia que é considerada uma das mais importantes fabricantes de caminhões e ônibus da América do Sul, a partir de uma fábrica em Resende (RJ) com capacidade total de produção de 80 mil veículos por ano.

    Ao lado de Cortês, Reinhold Festge, sócio proprietário da Haver & Boecker e presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI), receberá a homenagem da Câmara Brasil-Alemanha, que realizará a cerimônia do prêmio em 31 de agosto, no Salão da Bolsa da Câmara de Comércio de Hamburgo, na Alemanha.