Rockwell Automation traz soluções para otimizar produção de baterias para carros elétricos

Demanda por baterias deve crescer significativamente nos próximos anos

Por VITOR MATSUBARA, AB
  • 19/05/2021 - 10:05
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    Os carros elétricos já são uma realidade em várias partes do mundo. E sua presença será cada vez maior: estima-se que 6 a cada 10 veículos elétricos vendidos até 2040 serão movidos a eletricidade.

    Esse aumento na demanda representa um grande desafio para a indústria automotiva. As montadoras vão precisar conectar processos e operações para produzir veículos no menor tempo possível. No caso das fabricantes de baterias, o desafio estará em atender à crescente demanda pelos componentes sem prejudicar a qualidade da entrega.

    Independentemente da situação, a Rockwell Automation trabalha para facilitar a vida nas fábricas. A empresa oferece soluções capazes de ajudar no desenvolvimento de planos de produção, resultando em uma redução no tempo de fabricação e nos riscos.

    Uma das possibilidades é o sistema de automação Integrated Architecture. Trata-se de uma estrutura universal que substitui diversos sistemas de controle, resultando em maior eficiência e produtividade. Assim é possível programar controladores, facilitar o envio de dados e promover uma maior conectividade entre as áreas de uma empresa.

    A Rockwell Automation também permite simular os riscos iniciais e evitar prejuízos. Tudo acontece por meio do software de simulação Emulate3D, o qual usa uma réplica digital (Digital Twin) de uma máquina para desenvolver protótipos e fazer testes antes que as soluções sejam de fato construídas. Na prática, isso ajuda a identificar problemas nos estágios iniciais do projeto e pode até impedir gastos desnecessários.

    O DESAFIO NAS GIGAFÁBRICAS



    A popularização dos carros elétricos representará um aumento exponencial na demanda por baterias. Neste cenário, apenas as gigafábricas (com instalações grandiosas) serão capazes de atingir a produção necessária.

    Para lidar com uma estrutura tão complexa, a Rockwell Automation pode identificar os dados necessários para gerenciar uma gigafábrica da forma mais eficiente possível. Além disso, os sistemas oferecidos pela empresa podem administrar os dados mais importantes de maneira rápida e segura.

    No dia-a-dia da linha de montagem, os sistemas de controle de movimento QuickStick® e iTRAK® trazem a tecnologia de carrinho independente. Com isso, os funcionários podem operar com mais rapidez e flexibilidade do que soluções mecânicas tradicionais. Entre os benefícios estão o menor tempo de produção, a redução nos períodos de transição com softwares que selecionam diferentes funções rapidamente e a manutenção mais rápida por conta do número reduzido de peças móveis.

    As soluções disponibilizadas pela Rockwell Automation podem fazer a diferença na produtividade de grandes empresas. Foi o que aconteceu com a Hirata, fornecedora de sistemas de células de montagem modular.

    Convocada para otimizar o tempo de produção nas linhas de montagem, a Hirata elegeu a Rockwell Automation como único fornecedor de automação. Máquinas como os pórticos e até etapas do processo de fabricação de componentes, como a montagem dos materiais e os movimentos do transportador entre as células, passaram a adotar soluções da Rockwell Automation.

    No fim das contas, a Hirata alcançou uma redução de 30% na dimensão e de 10% no tempo de partida na máquina de produção de baterias. São exemplos como esse que mostram que a Rockwell Automation oferece soluções ideais para facilitar a vida de fornecedores e fabricantes de veículos elétricos. Sempre pronta para a era da eletrificação.