SAE debate Arla 32, elétricos, novas tecnologias

Simpósio levanta questões polêmicas que afetam o setor.

Por Automotive Business
  • 27/03/2011 - 17:29
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Redação AB

    O simpósio que a SAE Brasil promove nesta segunda-feira, 28, no Centro de Convenções Milenilum, em São Paulo, representará uma boa oportunidade para o setor de veículos comerciais avaliar o estágio de desenvolvimento do programa para garantir a evolução de veículos e combustíveis em direção a Euro 5 (P7), padrão de emissões que será exigido a partir de janeiro pelo Proconve.

    As questões envolvendo powertrain serão tratadas em palestras e debates com Fabrício Natal, gerente de engenharia de produtos da Cummins; Francisco Nigro, professor da Poli; e Gilberto Leal, gerente de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz. Na pauta de debates estarão a disponibilidade de ureia (Arla 32) e diesel limpo nos postos de combustível, dois pontos críticos para atender P7.

    O evento sobre novas tecnologias automotivas e inovação abrirá com uma apresentação em vídeo e foneconferência sobre os desafios para reinvenção do automóvel, em nível global, para solucionar demandas relativas à mobilidade e meio ambiente. O convidado, Christopher Borroni-Bird, diretor de conceitos veiculares de tecnologia avançada da General Motors, autor do livro “A reinvenção do Automóvel”, da editora Alaude, enfrentou compromissos de última hora que impediram sua vinda ao Brasil.

    A engenharia estará em destaque no encontro, reunindo Ilkka Palin e Martin Vollmer, presidentes da MSXI e da Edag. Eles vão tratar do papel das empresas de engenharia no atendimento das montadoras e fabricantes de autopeças, abrindo caminho para outros dois painéis, um entre diretores de engenharia da Ford, Fiat e MAN, e outro com representantes do segmento de autopeças.

    Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford, fará palestra sobre inovação tecnológica. Pedro Brito, gerente da IBM na Divisão Rational, oferecerá soluções para transformar o desenvolvimento automotivo em vantagem competitiva.

    O simpósio analisará de forma ampla, ainda, o caminho para dominar veículos elétricos e híbridos, com a presença de Marcelo Soares, engenheiro responsável pelos projetos na área de veículos elétricos da CPFL; Eude Oliveira, especialista em eletrificação veicular da Ford; e Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi. O painel será coordenado pela ComissãoTécnica de Veículos Elétricos da SAE Brasil, que tem como coordenador Ronaldo Mazará Jr.