Scania traz seu smart watch ao Congresso SAE

O Scania Smart Watch: informações do caminhão no pulso do motorista

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 21/09/2015 - 23:30
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Texto alterado com correções em 22/9 às 20h30 Para mostrar como se agrega a leveza tecnológica dos tablets e smartphones aos seus caminhões pesos-pesados, a Scania trouxe para o Congresso SAE 2015 o Scania Watch, um relógio de pulso digital para o motorista, com diversas informações relativas ao caminhão e sua condução, que poderá ser lançado no mercado brasileiro ainda sem prazo definido.

    O Scania Watch é fabricado pela Sony e foi apresentado este ano na Suécia em edição limitada de lançamento de 999 unidades inicialmente. Conectado por Bluetooth a um laptop ou tablet com acesso à internet, o relógio inteligente recebe as mesmas informações do programa eletrônico de treinamento da fabricantes. Dessa forma, o aplicativo da Scania mostra no pulto do motorista consumo instantâneo e média dos últimos sete dias, porcentual de condução em inércia (sem aceleração) e motor trabalhando em marcha lenta, relação de carga transportada e consumo em km/l, nível de combustível e Arla 32, velocidade média, distância percorrida, relação de concessionárias Scania e informações de suporte como uso de freios e trocas de marchas.

    O relógio espelha parte do monitoramento do também novo sistema de treinamento digital da Scania, o WIC Kit, uma aplicação móvel desenvolvida para dar mais eficiência ao treinamento de motoristas na direção do veículo. O programa, instalado em um tablet conectado por Bluetooth aos sistemas do caminhão, fornece informações em tempo real sobre a condução em situação de teste, facilitando a vida do instrutor, que vê na tela tudo que o motorista enxerga no computador de bordo. O sistema está em testes em alguns países da América Latina. Existe intenção de lançar a facilidade por aqui também em breve, mas também ainda sem data definida.

    Também está em desenvolvimento um sistema de gerenciamento de frotas por telemetria, que permite ao transportador o monitoramento do funcionamento do caminhão e comparações de todas as informações por caminhão da frota e seus respectivos motoristas, incluindo a localização geográfica do veículo, tudo na tela de um computador, tablet ou smartphone.