Toro ganha motor 1.3 turboflex, mais eletrônica e conectividade

Design dianteiro da Toro 2022 foi atualizado com visual mais “musculoso”: grade das versões Ranch (foto) e Ultra ficou maior e lembra “boca” das picapes Ram

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 22/04/2021 - 21:30
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
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    A Fiat renovou sua picape média-compacta Toro com estratégia parecida usada para lançar o Jeep Compass 2022 – nada mais natural, já que ambos os veículos são produzidos na fábrica de Goiana (PE), compartilham a mesma plataforma “Small Wide” e motores do Grupo Stellantis. A ideia central foi mexer pouco no design externo vencedor do modelo, algo que já agradava os clientes, e ao mesmo tempo melhorar o que precisava, a começar por oferecer versões flex muito mais potentes e econômicas com o novo motor 1.3 turbo de 185 cavalos, além de modernizar a tecnologia com mais sistemas eletrônicos de segurança e conectividade.


    Nada mudou no design traseiro da Toro

    Segundo Herlander Zola, diretor da marca Fiat, a atualização foi pensada para potencializar as qualidades que consolidaram a Toro na posição de segunda picape mais vendida do País (só perde para outra Fiat, a Strada), com mais de 300 mil unidades vendidas desde o lançamento em 2016. O sucesso do modelo extrapola seu próprio segmento: a Toro é também um dos veículos mais vendidos de todo o mercado brasileiro, com participação de mercado crescente ano a ano, que saltou de 2% do total de vendas há cinco anos para 2,8% no fim de 2020 e mesmo antes da renovação subiu para 3,5% no primeiro trimestre de 2021, período em que os emplacamentos do modelo já cresceram 31% em relação aos mesmos três meses do ano passado.

    “A Toro atrai clientes de picapes e SUVs porque traz o melhor desses dois mundos, tem conforto de um utilitário esportivo e funcionalidades de uma picape de serviço. É um produto que retrata o dinamismo da Fiat e mudou a percepção de valor da marca. Com essa renovação, conseguimos evoluir sem perder as características de sucesso da Toro, por isso a participação de mercado deve crescer ainda mais, para 3,7% a 3,8% até o fim do ano”, avalia Herlander Zola.



    Graças ao novo motor turboflex e integração de mais tecnologia e conectividade, o executivo também aposta que a picape ganhou ainda mais força para seguir “roubando” clientes de SUVs, o segmento de mercado que mais cresce no Brasil e com muitos lançamentos este ano – inclusive da própria Fiat que em agosto deve iniciar as vendas de seu SUV pequeno, o Projetto 363. “Hoje demos um passo para complicar um pouco mais a vida dos concorrentes. Mesmo com tantos SUVs chegando, a Toro deve continuar a roubar clientes deles”, diz Zola.

    A versão 2022 da picape começou a ser entregue esta semana às concessionárias Fiat e todas as lojas devem estar abastecidas até o fim do mês. Ao menos por enquanto, Zola não prevê atrasos nas entregas: “Até agora conseguimos produzir em quantidade suficiente para abastecer a rede, por isso neste primeiro momento não devemos enfrentar problemas, mas a situação é um tanto quanto imprevisível”, reconhece, referindo-se à falta de componentes eletrônicos que está paralisando linhas de produção no mundo todo, inclusive da própria Fiat em Betim (leia aqui).


    A versão topo de linha Ultra segue sendo oferecida só com tração 4x4, motor diesel 2.0 de 170 cv e câmbio automático de nove marchas: 10% da demanda

    Atualmente, as vendas da Toro flex e diesel se dividem quase que por igual. Com a chegada do motor bicombustível mais potente e eficiente, Zola avalia que essa proporção poderá pender mais para as versões flex, que responderão por 55% a 60% da demanda. No mais, ele não prevê alterações no mix de vendas. As topo de linha diesel deverão seguir representando 25% da demanda, com 10% para a Ultra e 15% para a Ranch, enquanto as versões diesel e flex Endurance e Freedom dominam 60% das preferências e 15% da procura é pela Volcano.

    PREÇOS IGUAIS E MAIS CONTEÚDO




    As versões Endurance, Freedom e Volcano seguem com a dianteira mais parecida da Toro lançada em 2016, mas também ganharam novo para-choque com maior ângulo de ataque e ostentam o novo logo da Fiat

    A Fiat também lançou mão da estratégia já há tempos utilizada de lançar um modelo novo com mais conteúdo e pelo mesmo preço da geração anterior. É uma meia verdade, já que os valores sempre sofrem reajustes antes do lançamento. Assim, a versão de entrada da Toro 2022, a Endurance – única que segue equipada com o velho motor flex e.Torq 1.8 de 139 cv –, teve até uma redução de R$ 5 mil, de R$ 119.590 para R$ 114.590, e o valor anterior foi imediatamente “herdado” pela Endurance T270, a primeira da lista com o novo motor 1.3 turboflex de 185 cv, o mais potente e de maior torque (270 Nm) do mercado, que começou a ser fabricado em Betim (MG) no mês passado.

    Daí para frente, a Fiat garante que todos os preços foram mantidos. A três versões turboflex, todas 4x2 com transmissão automática de seis velocidades, começam em R$ 119.590 (Endurance), passando pela versão intermediária Freedom por R$ 131.890 e chega R$ 144.990 na Volcano. Todas as três versões também são oferecidas com tração 4x4, motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e câmbio automático de nove marchas que já equipava a geração anterior, por R$ 152.990, R$ 164.390 e R$ 177.690. A gama diesel da Toro 2022 manteve ainda duas opções topo de linha, a Ranch (R$ 185.490) voltada ao público do agronegócio e a Ultra (R$ 187.490), mais equipada para uso urbano (veja todas as versões, preços e principais itens de série mais abaixo).


    Diferenças interiores: Toro 2022 tem três tipos de telas da central multimídia, de 7” (Endurance), 8,4” (Freedom e Volcano) e 10,1” (Ultra e Ranch). A versão Ranch (acima, esq.) tem revestimentos em couro marrom, enquanto na Volcano tudo é preto.

    Em todos os casos, de fato foram acrescentados mas equipamentos de série, a começar pelo quadro de instrumentos 100% digital e configurável de 7 polegadas, de série em todas as versões. A partir da intermediária Fredom a Toro ganhou faróis de LED e central multimídia com tela tátil de 8,4” (a Endurance continua com a de 7” e menos funcionalidades) ou de 10,1” vertical opcional na Volcano e incluída nas topo de linha Ranch e Ultra.

    Da versão Volcano para cima, a nova Toro estreia o sistema Fiat Connect Me, que conecta o carro à internet, dando acesso por meio de aplicativo no computador, smartphone, assistente virtual por voz Alexa e smartwatch (relógio de pulso digital conectado) a mais de 30 funções como informações de funcionamento do veículo, avisos de manutenção, localização, acionamento de buzina e luzes, travamento/destravamento de portas, partida do motor e ar-condicionado, quilometragem, autonomia para a rota programada, “cerca” eletrônica, alerta de furto e roubo, rastreamento para recuperação de roubo, bem como chamada de emergência automática (para o caso de acidente grave) ou por meio de um botão no console para pedir assistência em caso de pane mecânica ou elétrica.

    A conexão também agrega o navegador nativo por GPS, que segue funcionando mesmo em túneis e regiões sem sinal 4G e permite a programação de rotas, calculando se o carro tem combustível necessário e informando os postos de abastecimento no caminho. O sistema faz atualizações automáticas de mapas, tráfego e todos os softwares embarcados, sem necessidade de levar o carro à concessionária. Os smartphones podem ser espelhados na central multimídia por meio de Android Auto ou Apple Car Play.

    Opcionalmente, o cliente pode ativar o wi-fi a bordo que pode conectar até oito aparelhos, com pacote de transmissão de dados 4G fornecido pela TIM de 5, 10 e 40 GB, por mensalidades de R$ 30, R$ 50 e R$ 100, respectivamente (o primeiro mês de “degustação” é grátis).


    Duas caras: a Fiat desenhou grades frontais diferentes para as versões mais baratas (à esq.) e as topo de linha Ranch e Ultra (foto), que ganharam uma “boca” parecida com a das picapes Ram

    Para acomodar as novas tecnologias, a Fiat redesenhou o painel da Toro, que mudou mais por dentro do que por fora, com mais porta-objetos e acabamento interno renovado. No exterior, as mudanças foram mais sutis se concentraram na dianteira, com capô mais alto e novo para-choque que garante maior ângulo de ataque, conferindo um visual mais musculoso à picape, em duas vertentes: as versões Endurance, Freedom e Volcano (flex e diesel) têm uma grade menor bipartida, com pequena fresta superior, e abrigam o novo logo Fiat entre duas hastes cromadas, enquanto as topo de linha Ranch e Ultra têm “boca” maior, que lembra a frente das picapes Ram (outra marca do Grupo Stellantis).

    VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS DA FIAT TORO 2022





    ENDURANCE
    > 1.8 E.Torq Flex AT6 – R$ 114.590
    > 1.3 Turbo 270 Flex AT6 – R$ 119.590
    > Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 152.990

    Principais itens de série: • Quadro de instrumentos digital de 7’’ • Volante multifuncional com comandos • Direção elétrica • Controle automático de velocidade de cruzeiro • Central multimídia tela de 7” • Tomadas USB frontal (tipos A e C) e traseira • Sistema de som com falantes • Ar-condicionado • Acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores • Retrovisores externos com tilt down • Bloqueio eletrônico de diferencial (Electronic Locker) • Controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração • Assistência de partida em rampa (Hill Holder) • Leitor de pressão dos pneus (iTPMS) • 6 Airbags (frontais, laterais e de cortina) • Fixação de cadeira infantil Isofix • Alarme • DRL (luz diurna) de LED • Sensor de estacionamento traseiro • Rodas de liga leva de 16” (Superspoke) • Lanternas traseiras de LED // VERSÃO DIESEL 4X4: • Controle eletrônico de descida • ESC OFF (4x4 low)

    FREEDOM
    > Turbo 270 Flex AT6 – R$ 131.890
    > Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 164.390

    Acrescenta de série ou altera em relação à Endurance: • Central multimídia tela tátil de 8,4” • Aletas no volante para trocas de marcha (paddle shifters) • Câmera de ré • Volante revestido em couro • Ar-condicionado digital de zona dupla de temperatura (dual zone) • Para-sol com iluminação • Apoio de braço frontal • Faróis full LED • Roda de liga leve de 17” • Farol de neblina • Barras longitudinais no teto • Capota marítima • Maçanetas e espelhos na cor do veículo.

    VOLCANO
    > Turbo 270 Flex AT6 – R$ 144.990
    > Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 177.690

    Acrescenta de série ou altera em relação à Freedom: • Sistema de conectividade com a internet Fiat Connect Me • Sensor de estacionamento frontal • Sistema de conexão com internet e navegador (TBM +NAV) • Carregador de celular sem fio • Airbag para joelhos do motorista • Roda de liga leve de 18” • Bancos revestidos em couro • Kit High Tech (sensores de chuva e crepuscular + retrovisor interno eletrocrômico) • Retrovisores externos com tilt down e luz de poça • Apoia-braço traseiro • Porta-objeto no banco do passageiro • Chave com sensor de proximidade para travar/destravar e partida (keyless enter-n’go) • Assentos com ajuste elétrico • Maçaneta e moldura da porta cromada.

    RANCH
    > Turbodiesel AT9 4x4– R$ 185.490

    Acrescenta de série ou altera em relação à Volcano: • Central multimídia com tela de 10,1” • Grade frontal diferenciada • ADAS – sistema Avançado de assistência ao condutor com AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (aviso de mudança de faixa) e AHB (comutação automática dos faróis) • Retrovisores externos com capa cromada • Moldura lateral da caixa de roda específica • Barra de proteção para o vidro traseiro • Barra de proteção cromada • Santantonio cromado • Estribo cromado • Para-barro • Assentos revestidos em couro marrom • Cor e acabamento do painel com detalhes em marrom • Quadro de instrumentos digital específico (welcome movement) • Tapetes de carpete com bordados.

    ULTRA
    > Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 187.490

    Acrescenta de série ou altera em relação à Rach: • Capota rígida (dynamic bed cover) • Bolsão de bagagem (Cargo bag) • Nova bitola 10 mm maior • Santantonio integrado • Estribo preto • Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca • Assentos revestidos em couro com detalhes em vermelho + bordado nas costas dos dianteiros • Acabamentos interiores escurecidos • Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat preto Maçaneta da porta na cor externa • Detalhes do painel em vermelho.