Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz

Turno extra ajudará a ampliar a oferta do Yaris para o mercado interno e também para exportação

Por REDAÇÃO AB
  • 05/11/2018 - 13:37
  • | Atualizado há 2 months
  • 53 segundos de leitura
    A Toyota iniciou na segunda-feira, 5 de novembro, o terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo. A decisão amplia a capacidade de produção de 108 mil para 160 mil unidades. O turno adicional demandou R$ 600 milhões e resultou na contratação de 740 trabalhadores para Sorocaba (onde são montados os modelos Etios e Yaris), e 130 para Porto Feliz, onde são fabricados motores, além de cerca de 700 na cadeia de fornecedores.

    A abertura do terceiro turno ajudará sobretudo a ampliar a oferta no Brasil e na América Latina do Yaris, lançado em junho. Por enquanto o modelo montado no interior de São Paulo só é vendido localmente e na Argentina. O Etios já segue também ao Paraguai, Uruguai e Peru.

    A fábrica de Sorocaba foi inaugurada há seis anos, emprega atualmente 2,8 mil funcionários. De janeiro a setembro deste ano produziu 66,6 mil Etios. Destes, 28,3 mil foram exportados. O Yaris teve 22,7 mil unidades montadas, das quais 2,1 mil seguiram para a Argentina.

    A fábrica de Porto Feliz é a primeira da Toyota a produzir motores em toda a América Latina e Caribe. Há pouco mais de dois anos é responsável pela fabricação dos propulsores flex e a gasolina, 1.3 e 1.5, que equipam tanto o Etios como o Yaris.