Tupy é destaque entre as multinacionais brasileiras

É a primeira do setor automotivo em ranking da FGV e Columbia University

Por REDAÇÃO AB
  • 09/05/2016 - 17:32
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura

    A Tupy, do ramo de fundição e usinagem, é a maior multinacional brasileira relacionada ao setor automotivo que aparece em ranking reunido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Columbia University, dos Estados Unidos. A lista elenca as 27 maiores companhias de origem brasileira, considerando o total de ativos estrangeiros das empresas de capital aberto e referentes aos dados consolidados em 2014. Entre todas as listadas, a Tupy aparece no décimo lugar, tendo com isto subido duas posições na comparação com o ranking de 2013.

    “Ficamos felizes e honrados em figurar entre as principais multinacionais do Brasil, em ranking elaborado por instituição de grande credibilidade como a FGV, tendo em vista que a conquista do mercado externo é consequência de esforço de longo prazo, iniciado na década de 1990 e intensificado a partir da década seguinte. Ao conquistar a 10ª posição em um ranking como este, cresce nossa convicção e confiança na estratégia adotada pela companhia”, destaca Luiz Tarquinio Ferro, presidente da Tupy, que tornou-se multinacional há apenas quatro anos, quando adquiriu duas fábricas no México em abril de 2012 (leia aqui).

    Além da Tupy, outras empresas relacionadas ao setor automotivo aparecem no ranking, como a Iochpe-Maxion, na 11ª posição, sendo, portanto, a segunda maior do setor na lista. Marcopolo, Randon Parts e Romi (Indústrias Romi) também figuram na lista, no 15º, 20º e 23º lugar, respectivamente.

    Veja abaixo o ranking das 27 maiores multinancionais brasileiras e aqui o relatório completo feito pelas duas insituições (em inglês).