Valeo cria evento para vender suas tecnologias

Palhetas Valeo Aquablade equipam carros da Mercedes-Benz e reduzem consumo de água em até 50%

Por REDAÇÃO AB
  • 01/10/2012 - 19:22
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    Recentemente, a Valeo apresentou em um evento denominado Tech Day tecnologias para aplicação automotiva capazes de reduzir peso, emissões e custos. Algumas já estão disponíveis e outras, em desenvolvimento. O programa reuniu em uma das montadoras do ABC todas as divisões Valeo atuantes no Brasil. O evento será estendido às outras fabricantes de automóveis.

    Entre os produtos há um limpador de para-brisa (foto) que reduz o consumo de água em 50%, um radiador menor e mais eficiente, ar-condicionado mais compacto e aplicável em diferentes plataformas, com acionamento manual ou eletrônico, motores de partida com tamanho e peso reduzidos e sensores de estacionamento para carros de menor valor agregado, entre outros itens.

    O limpador que reduz o uso de água já é aplicado nos Mercedes-Benz a partir do Classe C. O jato de água parte das palhetas e não da dianteira do carro, uma ideia simples e que pode ser estendida a outros veículos. Segundo fontes de Automotive Business, o ar-condicionado compacto estará no Peugeot 208, cujas vendas terão início no Brasil em 2013.

    A Valeo também mostrou o sistema Park4U, que ajuda o motorista, mesmo fora do automóvel, a estacionar em espaços mínimos a partir do controle remoto da chave ou smartphone, e o Speed Vision, que mostra no para-brisa a velocidade do veículo e evita que o motorista tire os olhos da pista. Os itens podem ser produzidos no mercado brasileiro se houver demanda suficiente.

    “Temos equipes dedicadas a pesquisas e desenvolvimento. Por esse programa, a divisão de limpadores de para-brisas, de Campinas, foi nomeada centro mundial de desenvolvimento”, afirma Adriana Camargo, diretora de desenvolvimento de negócios, comunicação e marketing da Valeo.