Venda de veículos usados cresce 14,2% em abril

Acumulado do ano chega a 3,5 milhões de unidades e pesados revelam altas mais expressivas

Por REDAÇÃO AB
  • 08/05/2019 - 13:53
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    A venda de veículos usados em abril somou 914,8 mil unidades, resultando em alta de 14,2% sobre março por causa do maior número de dias úteis. O acumulado do ano, porém, teve acréscimo de apenas 0,4% sobre os mesmos quatro meses do ano passado, com 3,5 milhões de transferências. Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus e foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

    - Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência





    O baixo crescimento entre os usados reflete a estabilidade no segmento de automóveis e comerciais leves, que movimentou 3,3 milhões de unidades, apenas 0,2% a mais na comparação interanual. Neste segmento, segundo a Fenabrave, foram negociados 3,7 usados para cada novo.

    Entre os veículos pesados, a alta mais expressiva no quadrimestre ocorreu para os ônibus usados, com 17 mil unidades negociadas e crescimento de 9,5% sobre igual período do ano passado. O aumento decorre de renovações de frota urbanas e intermunicipais que vêm ocorrendo em 2019.

    Os caminhões usados anotaram crescimento de 4,2% no quadrimestre, com 111,9 mil transferências. A cada caminhão zero-quilômetro vendido, 3,6 usados foram negociados. A proporção nos ônibus é menor, 1,9 usado para cada novo emplacado.

    NAS MOTOS, PEQUENA ALTA DE 2,4%


    De janeiro a abril foram negociadas no País 939,8 mil motos usadas. O total é apenas 2,4% maior pela comparação interanual. O aumento da oferta de crédito para as motos zero-quilômetro refletiu no mercado de usadas. Atualmente, a cada motocicleta nova são vendidas 2,6 de segunda mão.

    Dois anos atrás, com o mercado em recessão e o crédito escasso, a proporção estava em 3,3 usadas para cada moto nova emplacada.