Vendas de veículos recuam 3,2% na Europa

Principais mercados têm demanda baixa; vendas na Alemanha crescem apenas 0,9%

Por REDAÇÃO AB
  • 18/09/2019 - 16:39
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 48 segundos de leitura
    As vendas de veículos na Europa recuaram 3,2% no acumulado do ano até agosto, de acordo com balanço do mercado divulgado na quarta-feira, 18, pela Acea, associação das fabricantes na região. O volume atingiu as 10,5 milhões de unidades no período, considerando apenas automóveis e comerciais leves.

    Todos os principais mercados da região apresentaram queda nos volumes de vendas até agora, embora a Alemanha tenha apresentado volume maior, mas com baixo índice de crescimento, de apenas 0,9% no comparativo acumulado anual.

    Entre as marcas, os principais grupos automotivos também tiveram vendas menores no acumulado de janeiro a agosto. Registraram quedas os grupos Volkswagen (-4,5%), PSA (-0,4%), Renault (-4,7%) Hyundai, que inclui Kia (-0,1%) e FCA (-12,1%), que aparecem nessa ordem no ranking de vendas.

    Considerando as vendas totais de agosto, o volume não passou de 1,05 milhão de carros emplacados, representando queda de 8,4% com relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Acea, isso se deve a uma alta base de comparação: em agosto do ano passado, as vendas haviam crescido 31%, uma antecipação de compras antes da introdução da nova metodologia de testes de emissões WLTP que entrou em vigor em 1º de setembro de 2018.