Volksbus entrega ônibus 20 mil ao Caminho da Escola

Fabricante é responsável por mais da metade das entregas este ano

Por REDAÇÃO AB
  • 23/09/2019 - 15:55
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Volksbus entrega neste mês seu ônibus de número 20 mil destinado ao programa Caminho da Escola, criado há doze anos para renovar e ampliar a frota de veículos escolares no Brasil. A unidade número 20 mil faz parte de um lote de 145 unidades adquirido pelo estado de Santa Catarina, cuja compra foi anunciada em julho pelo Ministério da Educação (MEC) e para o qual foram investidos R$ 22 milhões. As entregas são feitas por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculada ao MEC.

    O FNDE prevê que neste ano terão sido entregues um total de 961 novos ônibus escolares em todo o País. Até agora, incluindo este lote para Santa Catarina, foram entregues 372 unidades. A Volksbus é responsável por mais da metade desse total, com um portfólio dedicado ao Caminho da Escola que conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 8 a 15 toneladas.

    “A Volkswagen Caminhões e Ônibus comprometeu-se desde o início com o propósito social do Caminho da Escola. Ao longo dos anos, nossa engenharia dedicou-se a construir em nosso centro de desenvolvimento em Resende (RJ) veículos para transpor os mais difíceis terrenos, para padronizar o transporte e garantir que os milhões de crianças de todo o Brasil cheguem à escola com mais qualidade”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

    Ao longo desses doze anos de programa, os 20 mil ônibus foram destinados aos 5.226 municípios no País e realiza o transporte de mais de 950 mil estudantes. Uma pesquisa de avaliação do programa feita pelo FNDE revela que 58% dos municípios oferecem transporte escolar rural para assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas. Ainda de acordo com o FNDE, o Caminho da Escola reduziu em 15% o transporte inadequado de estudantes, que em muitos lugares ainda é feito em caçambas de picapes e caminhões.