Volkswagen Golf 2013 é lançado em Berlim, Alemanha

A produção do Golf já atingiu 29,13 milhões de unidades (fotos: divulgação)

Por REDAÇÃO AB
  • 05/09/2012 - 12:10
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Trinta e oito anos após o lançamento da primeira geração, a Volkswagen apresentou nesta terça-feira em Berlim, na Alemanha, o Golf 2013. O modelo chega à sétima fase de sua vida após 29,13 milhões de unidades produzidas.

    “O carro serve como medida do progresso tecnógico ao longo desse tempo”, afirma o presidente do conselho administrativo da Volkswagen, Martin Winterkorn. Construído sobre a plataforma MQB, que dará origem a um utilitário esportivo compacto e outros modelos, o carro foi todo redesenhado.

    O Golf 2013 está mais leve em até 100 quilos e oferece quatro motores, dois a gasolina com potências entre 85 e 140 cv, e dois a diesel, com 105 a 150 cv. Todos têm turbocompressor, injeção direta de combustível e são equipadas com sistema Stop Start, sistema que desliga e religa o propulsor automaticamente em paradas de semáforo ou trânsito congestionado para economizar combustível e evitar a emissão desnecessária de poluentes.

    O motor a gasolina mais potente, 1.4 TSI, promove ainda o desligamento de parte dos cilindros quando a potência exigida é baixa. A ideia não é nova, mas a aplicação dessa tecnologia é mais comum em motores com seis ou mais cilindros. Os câmbios disponíveis começam com uma caixa manual de cinco marchas manuais e vão até a transmissão automatizada DSG de sete velocidades.

    O novo hatch médio da Volkswagen tem porta-malas de 380 litros e mede 4,25 metros. O desenho carrega os principais traços da nova idendade visual da Volkswagen, mas manteve a coluna traseira larga, detalhes que o acompanha desde a primeira geração.