Volkswagen lança o ID.4, seu primeiro SUV totalmente elétrico

SUV inovador, mas com visual convencional

Por REDAÇÃO AB
  • 24/09/2020 - 16:26
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    A Volkswagen promoveu a apresentação mundial de seu primeiro SUV totalmente elétrico, o ID.4, que é produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha, uma das mais antigas do grupo VW e que foi convertida para se tornar referência na produção de veículos elétricos. A energia utilizada na planta é obtida apenas de fontes sustentáveis, e, por isso, a montadora alardeia o fato de sua produção ter saldo neutro em carbono.

    A montadora alemã tem planos ambiciosos para o ID.4, considerando que os SUVs representam a categoria que mais cresce na preferência dos consumidores em todo o mundo – especialmente na China e nos Estados Unidos – muito por conta da sensação de segurança transmitida por sua carroceria mais alta. E, segundo a VW, graças ao uso da estrutura modular elétrica (MEB), o ID.4 oferece o mesmo espaço interno de concorrentes de categorias superiores. Dependendo da posição do encosto do banco traseiro, o porta-malas pode acomodar de 543 litros a 1.575 litros.


    Visual traseiro do ID.4 lembra o do Nivus

    A bateria está posicionada sob o banco dos passageiros, proporcionando centro de gravidade mais baixo e, consequentemente, maior estabilidade. Já o motor elétrico está localizado no eixo traseiro e produz o equivalente a 204 cavalos que, de acordo com a VW, permitem ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir 160 km/h de velocidade máxima. Mas o melhor é que a autonomia pode chegar a 520 km (ciclo WLTP).

    DESIGN CONVENCIONAL



    Apesar de representar uma inovação para a VW, o ID.4 não exibe visual revolucionário ou futurista. Mas suas linhas, segundo a fabricante, asseguram boa aerodinâmica, com um Cd de 0,28. O sistema de iluminação interativo de matriz LED IQ.Light, formada por milhares de pontos de LED, que não apenas garantem ótima visualização à frente como ainda se ajustam às condições da estrada, evitando o ofuscamento dos demais motoristas automaticamente, entre outras funções.


    Por dentro, nada de botões físicos, duas telas comandam as funções

    Para o motorista, o ID.4 traz um conceito que não depende de teclas ou botões físicos, em vez disso, o SUV traz dois monitores com tela tátil e que podem ser comandados por voz. Além disso, o carro também pode contar opcionalmente com um Head Up Display de realidade aumentada que projeta a direção a seguir no piso à frente, indicando as instruções do navegador, por exemplo. A central multimídia também traz diversas funcionalidades.

    A Volkswagen está lançando, em conjunto com os elétricos ID, um sistema denominado We Charge, o qual permite aos clientes abastecerem o veículo utilizando uma fonte de corrente direta em aproximadamente 30 minutos com energia suficiente para percorrer os próximos 320 km (pelo ciclo WLTP). A montadora anunciou que pretende transformar o ID.4 em um veículo elétrico global, vendendo e produzindo o modelo inicialmente na Europa e em seguida na China e, mais trade, nos Estados Unidos.