Volvo Cars mostra ao mundo o novo S90 híbrido plug-in

Sedã de luxo faz parte da estratégia de eletrificação de toda a gama da marca

Por REDAÇÃO AB
  • 02/12/2015 - 18:43
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    A primeira aparição pública do novo Volvo S90 está agendada para janeiro de 2016, no Salão de Detroit, mas a montadora adianta algumas das novidades do sedã de luxo, desta vez na versão híbrida plug-in que marca a continuidade da estratégia da empresa de eletrificar toda a sua gama de veículos (leia aqui).

    “Com o lançamento do XC90 deixamos claro o novo momento da Volvo Cars. Agora com o S90 entramos firme no jogo. Com investimentos de US$ 11 bilhões nos últimos cinco anos, estamos entregando a promessa de uma marca renovada e relevante”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO global da Volvo Cars.

    A grande novidade fica por conta do motor T8 Twin Engine híbrido tipo plug-in, além de avançada tecnologia para o sistema de condução semiautônoma, o Pilot Assist, que mantém o sedã alinhado às faixas de demarcação das estradas em velocidade de até 130 km/h, ao mesmo tempo em que controla freios, acelerador e direção sem a necessidade de haver outro veículo à frente. O sistema é a solução encontrada pela marca para no futuro lançar no mercado um automóvel autônomo, considerada pela montadora um dos pontos-chave da inovação.

    O recente investimento da Volvo Cars em um simulador de chassis avançado também trouxe benefícios ao S90: “O sedã deu um grande salto em termos de dinâmica, desempenho e rodagem”, afirma Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

    O City Safety, sistema de segurança ativa, também foi atualizado: agora é capaz de reconhecer à frente do veículo a presença de animais de grande porte, como cavalos, vacas ou alces durante o dia ou à noite, oferecendo um alerta ao motorista para efetiva reação do condutor e suporte de frenagem a fim de evitar a colisão.

    “Nossa ideia é trazer algo inteiramente novo para esse universo conservador, entregando pelo design uma expressão visual que se traduza em liderança e confiança. Por dentro, levamos o S90 a outro nível, oferecendo uma experiência de luxo high-end, cujos principais atributos são o conforto e controle”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.