Volvo leva novo XC60 ao Salão de Genebra

Novas formas do XC60 serão conhecidas durante o salão suíço

Por REDAÇÃO AB
  • 01/03/2017 - 14:08
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    A Volvo leva este ano ao Salão de Genebra (de 9 a 19 de março na Suíça) a nova geração do XC60, utilitário esportivo que já teve mais de 1 milhão de unidades vendidas na Europa em oito anos. O novo modelo foi desenvolvido sobre a mesma plataforma modular que serve de base para os Volvo da série 90.

    Com isso o carro recebe novos recursos de segurança, entre eles assistência automática em manobras capaz de evitar possíveis colisões e de incluir o XC60 entre os automóveis mais seguros do mundo. “Durante anos trabalhamos no desenvolvimento de sistemas para evitar colisões e agora vemos sua eficácia. Só na Suécia percebemos diminuição de 45% do número de batidas, traseiras ou frontais, por causa do nosso sistema de aviso de colisão com frenagem automática”, afirma o diretor sênior do centro de segurança da Volvo, Malin Ekholm.

    Outro sistema, o City Safety, foi atualizado no XC60 para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não for suficiente para evitar uma colisão iminente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres e animais de grande porte.

    A Volvo também acrescentou um sistema chamado mitigação de pista oposta, que ajuda os motoristas a evitar colisões contra veículos trafegando em sentido contrário. O recurso avisa o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à própria pista, fora do caminho de outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

    O sistema de alerta de pontos cegos, opcional, foi atualizado. Agora o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos em um ponto fora do alcance dos retrovisores.

    Assim como em modelos da série 90, o XC60 apresentará sistemas de segurança de última geração que incluem detecção de animais grandes, mitigação de saída de estrada e recurso de direção semiautônoma como opcionais.

    O XC60 é o modelo Volvo mais vendido no Brasil. Em 2016 foram quase 2.150 unidades, o equivalente a 62% dos emplacamentos da marca sueca.