Volvo quer montar carros na América do Norte

Sueca busca sócio para fazer veículos pequenos

Por REDAÇÃO AB
  • 21/06/2012 - 19:11
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 50 segundos de leitura
    A divisão de automóveis da Volvo, hoje controlada pela chinesa Geely, está procurando um parceiro para montar seus carros na América do Norte. A informação é do site Automotive News. “Em médio prazo, entre cinco e seis anos, precisamos encontrar uma solução adequada na América do Norte”, afirmou nesta quinta-feira, 21, o CEO da companhia, Stefan Jacoby. A Volvo estaria “aberta a todos” para esta parceria, segundo o executivo. A Fiat não estaria descartada.

    “Construir uma fábrica própria é improvável. Procuro um parceiro que possa nos ajudar a utilizar uma planta norte-americana.” A montadora sueca não diz os nomes de potenciais parceiros. Apenas informa que procura uma companhia disposta a dividir os custos de desenvolvimento de modelos menores. As informações surgiram durante evento realizado pela Automotive News Europe em Mônaco.

    Uma fábrica na América do Norte seria uma forma de a montadora sueca proteger-se de sua dependência em relação ao euro. Jacoby já teria dito no passado que considerava tal parceria para eventual planta nos Estados Unidos ou no México. A empresa, que vendeu cerca de 450 mil unidades em 2011, quer elevar esse volume para 800 mil até 2020. Planeja investir US$ 11 bilhões nos próximos anos, inclusive na construção de duas fábricas de automóveis e uma fábrica de motores na China.